O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) alcançou 60 pontos em junho — a maior pontuação do ano e a melhor para o mês desde 2010, quando começou a ser apurado. No primeiro trimestre, apesar das oscilações, o índice manteve-se acima da casa dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança: em janeiro, 55,9 pontos, em fevereiro, 58,8, e, em março, 56,8. No segundo trimestre, manteve 56,8 pontos em abril e marcou 57,9 pontos em maio. Na pesquisa, os industriais são questionados sobre suas percepções quanto à economia nacional, à do DF e à própria empresa.
Evolução do ambiente de negócios
"Chegamos ao fim do primeiro semestre com dados positivos para a indústria. Houve melhoria significativa da percepção do empresário em relação à própria empresa, que depois de meses superou a linha dos 50 pontos. É um conjunto de números que mostra evolução positiva do ambiente de negócios no DF", afirma o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
Projeção para o próximo semestre
O Icei-DF também apura a expectativa para os seis meses seguintes. Essa variável, que marcou 63,8 pontos em maio, passou para 64,4 em junho. A expectativa é que essa projeção se converta, na prática, em novos investimentos no setor.
Casal soma paixão por cerveja com espírito empreendedor
O moçambicano Aninho Mucundramo Irachande, 58 anos, e sua esposa, a brasileira Rosângela Irachande, 44, são proprietários da Cervejaria Dona Maria. Produzem de forma artesanal mais de 10 rótulos com ingredientes e frutos típicos do cerrado. O que começou com uma atividade caseira virou agroindústria, no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, às margens da BR 020, no Km 16, entre Sobradinho e Planaltina.
Registro do Ministério da Agricultura
O empreendimento começou em 2017. Aninho fez um curso de mestre cervejeiro e percebeu a oportunidade de negócio rentável. Adquiriu os equipamentos necessários para ampliar a fabricação. O projeto recebeu apoio da Emater e do Sebrae no DF. Tornou-se umas das primeiras cervejarias caseiras a ter registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Flora do cerrado
"Um dos propósitos da cervejaria é dialogar com a diversificada flora que temos aqui no cerrado. Muitos dos ingredientes que usamos são produzidos em nossa propriedade, enquanto que outros são adquiridos de outros pequenos produtores da região", conta o empresário. A produção deles é comercializada no DF, Entorno e também em São Paulo. Chega a 6 mil litros por mês.
Biergarten
O casal abriu também no local um espaço acolhedor e descontraído, seguindo o conceito alemão de biergarten, no qual cervejas podem ser degustadas juntamente com petiscos. Tem capacidade para receber até 200 pessoas e fica aberto às sextas e sábados para almoço.
Lula e Alckmin participam de reunião com a CNC amanhã
O ex-presidente Lula (PT) participa amanhã, às 11h, em Brasília, de evento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e de Turismo (CNC). Geraldo Alckmin (PSB) também estará presente. Serão recebidos pelo presidente da entidade, José Roberto Tadros. Na ocasião, será entregue a Agenda Institucional do Sistema Comércio, com propostas e recomendações nas áreas tributária, trabalhista, de turismo, macroeconomia, entre outras. No último dia 22, Tadros entregou o documento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e à senadora Simone Tebet (MDB-MS). A ideia é fazer apresentação da agenda de demandas do setor aos pré-candidatos como uma contribuição para a formulação de políticas públicas do futuro governo.
Dívidas com impostos assombram bares e restaurantes
Apesar da volta do movimento graças à vacinação contra a covid, o setor de bares e restaurantes sofre com dívidas e inflação. Os débitos com impostos se acumulam para 71% das empresas no DF enquadradas no Simples Nacional. É o que mostra o mais recente levantamento da Abrasel, que consultou 1.689 empresários de todo o país.
Segurando os preços
No DF, 83% dos entrevistados dizem que não repassaram aumento dos custos para os preços do cardápio. A média nacional, está em 74%. Em 2022, apenas 36% dos bares e restaurantes conseguiram operar com lucro em maio, mesma média nacional.
Redução de carga
Para o presidente da Abrasel DF, Beto Pinheiro, o grande desafio do setor é equilibrar as contas. "Temos feito esforços junto aos governos para redução da carga tributária", aponta.