O homem suspeito de estuprar uma estudante de 18 anos na Universidade de Brasília (UnB) foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), após procurar a instituição de ensino e se identificar como o autor do crime. Em nota oficial, a UnB afirmou que o rapaz relatou versões diferentes da denúncia feita pela jovem.
O estupro ocorreu na noite de sexta-feira (8/7), por volta das 19h, no câmpus Darcy Ribeiro. Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), a vítima foi submetida a todos os procedimentos legais e protocolos de saúde estabelecidos em programa e atendimento emergencial às vítimas de estupro. Na mesma noite, a instituição afirmou que entregou aos investigadores imagens do circuito interno de segurança do local, que mostram a aluna saindo do Restaurante Universitário acompanhada por um homem que corresponde às descrições feitas por ela.
Em nota oficial, a Universidade de Brasília lamentou o ocorrido e frisou que continuará trabalhando para proporcionar um ambiente mais seguro à comunidade universitária."Qualquer tipo de assédio, abuso ou violência sexual é inaceitável e precisa ser rigorosamente punido", disse. A instituição também informou que está em contato com a estudante e com a família dela para prestar o apoio necessário.
Manifestação
Em razão do fato, o coletivo feminino Juntas convocou uma manifestação com objetivo de reivindicar mais segurança às mulheres e repudiar toda e qualquer violência na UnB. O ato vai ocorrer nesta segunda-feira (11/7), às 12h, em frente ao Instituto Central de Ciências (ICC Norte).
“Infelizmente, após o retorno presencial na UnB, estão sendo recorrentes os casos de assédio e violência contra as mulheres. Não aguentamos mais! Pela vida das mulheres e contra a violência no campus!”, disse o texto divulgado na página do coletivo.