Qual vai ser o caminho do PP em Brasília? Hoje está com Ibaneis, mas permanecerá ao lado do governador se Arruda for candidato?
O Partido Progressista em Brasília se fortaleceu muito nos últimos meses em razão da filiação de reconhecidas lideranças de Brasília sob a coordenação da deputada Celina Leão, que tem sido muito correta e transparente na condução do partido. Essa decisão caberá ao partido, na hora certa, mas muito em breve em razão do calendário eleitoral. Pelo que me consta, Arruda e Ibaneis continuam alinhados.
Está claro que Jair Bolsonaro quer um candidato de seu partido no DF e esse candidato seria Arruda. O PP vai seguir a vontade do presidente?
Maior instância do Progressitas é o senador Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil do presidente Bolsonaro. Presidente Bolsonaro, por ser praticamente de Brasilia, sabe a importância que terá o DF nessas eleições hiperpolarizadas no País. O Planalto precisa de palanque forte em todos os Estados.
Na sua opinião, a que é melhor para o PP?
Estar confortável numa aliança que defenda acima de tudo os interesses da população do DF. Melhor para o Progressistas, em razão de sua dimensão, é ter posições na chapa majoritária, além das proporcionais.
Acha que o partido pode indicar a vice de Ibaneis ou Arruda?
Pela envergadura do Progressitas no DF, pode pleitear qualquer posição na majoritária.
O que conta nessa decisão?
Convergência de opiniões dentro do partido, diálogo e alinhamento com as propostas de governo.
Você vai mesmo concorrer a deputado federal?
Sinceramente, até pouco tempo atrás tinha quase certeza que meu tempo tinha passado na política. Mas, por andar nas ruas e ouvir tantas manifestações positivas, e ao mesmo tempo, estar preocupado com graves equívocos que percebi no cenário político nesses últimos anos, tenho convicção de que temos pela frente mais responsabilidades no campo político, democrático e de serviço público à população do DF.
E o empresário Fernando Marques? Falou-se que ele seria suplente de Flavia Arruda. Como ficam esses planos?
Fernando provavelmente é a grande opção histórica que teremos no DF para fortalecer, no Senado, o debate e projetos para Brasília e para o Brasil concernentes à geração de empregos, renda, inovação, tecnologia e defesa do empreendedorismo e da competitividade da empresa brasileira.
Quem teria mais chances de vitória, Arruda ou Ibaneis?
Política é ciência humana e não exata. Minha intuição diz que, se realmente acontecer essa disputa, será uma espécie de final entre Flamengo e Corinthians.