Preso por decepar a mão de um policial militar reformado do Estado de São Paulo, Mateus Henrique Alves Silva, 24 anos, acumula passagens criminais por injúria, desacato e vias de fato contra a própria mãe. Quando adolescente, o criminoso tentou matar um homem durante um assalto. Mateus foi detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na quarta-feira (6/7) e responde por tentativa de homicídio.
O Correio apurou que, em julho de 2019, Mateus agrediu a própria mãe, na 905 Norte. Na madrugada do dia 31 de julho, policiais militares foram acionados para uma ocorrência de violência contra a mulher, em um setor de oficinas. À polícia, a mãe de Mateus contou que saiu para buscar o filho em um bar próximo, quando foi empurrada e ofendida com xingamentos pelo filho. O caso foi registrado como vias de fato, injúria e desacato na Lei Maria da Penha.
Aos 16 anos, Mateus foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de tentativa de latrocínio. Armado, o criminoso tentou roubar a bicicleta de um homem na QS 110 de Samambaia junto a um comparsa, em 2014. Em depoimento, a vítima contou que pouco tempo após o anúncio do assalto, ouviu um estampido e sentiu uma fisgada na virilha, onde foi atingido por um disparo. Mesmo ferido, o rapaz entrou em luta corporal com Mateus. Mateus também chegou a ser linchado pela população e precisou ser encaminhado ao hospital. Após análise médica, foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Relembre o caso
Na madrugada de sábado (2/7), o PM Leandro Percivalli Nascimento, 37, teve a mão decepada ao tentar defender a namorada de Mateus, que estava sendo ameaçada de morte. O caso ocorreu na 905 Norte e foi registrado por imagens do circuito interno de segurança da via. As filmagens são chocantes e mostram o momento em que o militar é atingido com um golpe de faca. Em entrevista concedida ao Correio na época dos fatos, Leandro contou que acordou ao ouvir um homem dizendo que iria matar a mulher a tiros. Ele saiu de casa e, ao intervir na briga, foi atingido.
O homem foi encaminhado às pressas ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia e recebeu alta no dia seguinte. Investigadores da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) empreenderam diligências para localizar o agressor e representaram pela prisão preventiva dele. Na quarta-feira, policiais militares encontraram o homem no Paranoá