A umidade relativa do ar segue baixa no Distrito Federal. A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que a taxa varie entre 90% e 25%. O valor deve deixar os brasilienses em estado de atenção. A orientação da Defesa Civil no caso de umidade baixa é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão.
O meteorologista Mamedes Luiz explica que o valor é comum para o período. “Não há nada atípico, nós estamos vivendo o período seco no Centro-Oeste, e devemos ver, ao longo dos próximos dias, umidades baixas”, diz. O especialista ressalta, ainda, que ao longo do dia um novo aviso meteorológico de baixa umidade deve sair, para que os moradores da cidade fiquem atentos quanto aos baixos índices. Nestes casos, a Defesa Civil também recomenda que as pessoas não façam exercícios físicos entre 10h e 17h e evitem queima de lixo e entulho.
Além do clima seco, os moradores da capital federal devem enfrentar temperaturas baixas. Segundo o Inmet, no DF, os termômetros devem variar entre 10ºC e 27ºC. O céu permanece com predomínio de poucas nuvens e o vento varia de fraco a moderado. Ao longo da semana, a tendência é que não haja mudanças bruscas no tempo. A previsão aponta que as temperaturas médias devem ficar entre 12ºC e 28ºC e a umidade relativa pode variar entre 90% e 25%.
Saiba Mais
Alerta e cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Além disso, também é importante se atentar aos cuidados com as temperaturas baixas nessa época do ano. A Defesa Civil também listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados.
- Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Forre adequadamente o local de dormir;
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.