Eleições 2022

PSTU confirma pré-candidatos no DF

Arthur de Souza Pablo Giovanni*
postado em 31/07/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O PSTU oficializou o nome do professor Robson Raimundo da Silva como pré-candidato ao governo do Distrito Federal para as eleições de 2022. A convenção regional do partido ocorreu ontem, no Jardim de Infância 21 de Abril, na 708/908 Sul. Sobre as propostas de governo, o pré-candidato fez duras críticas à gestão militarizada nas escolas do DF e disse que pretende acabar com ela. "Escola é para o educador, o estudante e para os pais dos estudantes", frisou. "Militar tem força apenas para defender o país. Hoje não defende, prefere fazer assédio pedagógico e moral contra professores", observou o educador.

Em relação à postura do PSTU, em caso de segundo turno, o pré-candidato ressaltou que isso ainda não foi discutido. "Nós vamos trabalhar em cima da realidade concreta, que é como fazemos. Dependendo de qual for a situação no segundo turno, caso haja, será falado sobre isso", ponderou, comentando que a ideia é garantir todas as candidaturas do partido nos estados.

Robson da Silva afirmou que, além do PSTU, não há nenhum outro partido defendendo o socialismo ou a chegada da classe trabalhadora ao poder. "As coligações do PT e do PSol estão com a burguesia", lamentou. "Com esse tipo de aliança, é impossível fazer qualquer programa político que resolva, minimamente, os problemas da classe trabalhadora e do povo pobre, explorado e oprimido", concluiu o pré-candidato.

A convenção do PSTU também oficializou outras pré-candidaturas. Para o Senado, o nome escolhido foi o da técnica judiciária Elcimara Souza, com os correligionários Sílvio Soares Filho e Renato dos Santos na primeira e segunda suplência, respectivamente. Na disputa a deputado federal estão Tânia Lima e Everton Salvador. E quem concorrerá a uma vaga na Câmara Legislativa será Francisco Targino.

Dúvida

O nome do ex-deputado federal Luiz Pitiman, que exerce a função de secretário-geral do Podemos no DF, surgiu como uma possibilidade para a vaga de vice-governador da chapa encabeçada pelo senador e pré-candidato ao GDF, José Antônio Reguffe (União Brasil). O pedido para que fosse considerado Pitiman na disputa partiu da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu. Além do nome do ex-deputado, Reguffe tem a possibilidade de ter Manoel Arruda, presidente do União Brasil no Distrito Federal, como seu vice. Nos bastidores, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que Manoel e Pitiman não se "bicam".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação