Esta qinta-feira (28/7) é marcada por temperatura amena e baixa umidade. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima em Brasília foi de 12°C, com tendência a chegar a 26°C. Já a umidade ficou em 75%, podendo alcançar os 30% nos períodos mais quentes do dia.
Segundo Kleber Souza, meteorologista do Instituto, condições semelhantes a essas devem se manter durante o fim de semana, porém com algumas mudanças. “A temperatura pode subir um pouco, chegando aos 28°C. Com isso, a umidade também deve baixar um pouco”, avalia.
O especialista explica que a condição de baixa umidade é característica do inverno, estação climática atual. “O inverno é a estação em que menos há chuvas. Além disso, temos a ação de uma massa de ar continental que não deixa com que sistemas que geram chuvas cheguem a nossa região”, esclarece.
Cuidado com a baixa umidade
Por conta da baixa umidade, a Defesa Civil do Distrito Federal divulgou uma lista de cuidados a serem tomados para evitar efeitos na saúde. Um dos principais cuidados recomendados é quanto à hidratação. É indicado sempre que possível portar garrafa d’água para reposição de líquidos. Também é importante umedecer periodicamente olhos e narinas com soro fisiológico, bem como fazer uso de hidratante labial e cremes corporais para evitar o ressecamento de demais áreas do corpo.
Além disso, é recomendado manter limpeza adequada do ambiente para evitar o acúmulo de pó e ácaros, os quais podem favorecer crises alérgicas. Também é importante monitorar crianças e idosos, público que pode sofrer mais efeitos da baixa umidade. A Defesa Civil também recomenda reduzir ou suspender atividades físicas durante os períodos mais quentes do dia e dar preferência por refeições e roupas leves.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.