O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) e a Rede Sustentabilidade (Rede) oficializaram Keka Bagno como candidata ao governo do Distrito Federal para as eleições de 2022. O evento foi realizado na manhã deste domingo (24/7), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Keka terá Toni de Castro como vice-governador.
Saiba Mais
Para a candidata, a campanha do PSol e da Rede quer unir as pessoas e, por isso, a federação está utilizando o slogan: DF das gentes. "A gente acredita que existe um espaço para a renovação da política e ele passa pela múltipla juventude", destaca. "Estamos falando daqueles que têm até 40 anos. São pessoas que têm construído os partidos políticos e movimentos sociais, trazendo um encontro de gerações, com aqueles que vieram antes", ressalta Keka.
O trunfo da campanha, de acordo com a candidata ao governo local, é a representatividade. "Temos candidaturas que sentem as dores de populações como negras, jovens, LGBTQIA+. Também sabemos o que é ter uma família que migrou para o DF em busca de melhores condições de vida", afirma.
Keka também ressaltou que, como conselheira tutelar, sabe como tem sido o "bolsonarismo" dentro da instituição pública, o enfraquecimento desse espaço. "É por isso que estamos aqui. Para valorizar os trabalhadores do serviço público, fazendo com que eles saiam dessa situação de vulnerabilidade e, de fato, possamos ter esperança de dias melhores na nossa capital”, finalizou.
Outros nomes
A convenção partidária da federação também confirmou os nomes das candidaturas a deputado distrital e federal. Entre os locais, aparece o nome de Fábio Félix (PSol), pré-candidato à reeleição e presidente eleito da Federação, que esteve presente no evento. "Uma das nossas prioridades será derrotar Bolsonaro no DF e fazer uma grande campanha para Lula na cidade", afirmou Félix.
O registro da chapa deve ocorrer até a terça-feira (26/7), no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A campanha eleitoral começa no dia 15 de agosto. As federações, para essa eleição, são uma novidade. Agora, os partidos terão que atuar em conjunto durante toda a legislatura. Nas eleições anteriores, as coligações permitiram aliança apenas durante o período eleitoral.
Confira a lista dos candidatos:
Governadora: Keka Bagno (PSol)
- Vice: Toni de Castro (PSol)
Senador: Pedro Ivo (Rede)
- 1º suplente: Marcio Gomes
- 2º suplente: Manoel Cordeiro
Deputados Distritais do PSol
- Marivaldo Pereira
- Fábio Felix
- Max Maciel
- Talita Victor
- Coletivo de Mulheres Indígenas
- Mandata Feminista - Bem Viver
- Ludmila Suaid
- Juliana de Freitas
- Donas - Suzana Xavier
- Rita Andrade
- Itamar Oliveira
- Juan Ritchelli
- Derson Maia
- Flávio Cerratense
- Rubens Bias
- Ildeu Neri
Deputados distritais da Rede
- Augusto Morelli
- Marcio Prado
- Enilde Neves
- Calina Ligia
- Guilherme Sousa
- Raul Neto
- DJ Afrika
- Mandato Coletivo - Raízes
Deputado Federal do PSol
- Fátima Sousa
- Danielle Sanchez
- Raphael Sebba
- Mandato Coletivo Bem Viver
- Madu Krasni - Mulheres de Todas as Lutas
- Roseli Faria
Deputados Federais da Rede
- Aldemario Araújo
- Roberto Cabral
- Mandato Coletivo Afro-Indígena
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.