Criada com o objetivo de desenvolver e fomentar atividades preventivas e repressivas relacionadas ao combate à corrupção, o Fundo Distrital de Combate à Corrupção (FDCC) tem como iniciativa também a promoção de ações educacionais de formação cidadã e ética para a fiscalização da gestão pública. As receitas do FDCC vêm de iniciativas de combate à corrupção, como as ações judiciais promovidas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) já contribuiu com R$ 1.704.995,33 para o FDCC desde que a iniciativa entrou em funcionamento, em 2021. Somente em 2022 foram R$ 525 mil. As verbas vêm de multas civis aplicadas em processos de improbidade administrativa.
Qualquer cidadão, entidade privada ou órgão público distrital pode apresentar projetos e iniciativas ao Conselho de Administração do FDCC, desde que estejam relacionados às finalidades do fundo. O primeiro passo para apresentação de uma proposta é preencher o formulário “1 . PP - Plano de Projeto”, disponível aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Homem é preso em flagrante logo após ganhar liberdade condicional
- Cidades DF Temporada de convenções regionais dos partidos no DF começa neste domingo
- Cidades DF Sensação de insegurança domina moradores na Asa Sul e na Asa Norte
- Cidades DF Campanha da OAB/DF celebra o empoderamento de mulheres negras
Apresentado o projeto, um conselheiro é designado para atuar como relator. Caso a iniciativa seja aprovada, o Conselho de Administração liberará os recursos. O Conselho de Administração fiscaliza a execução do projeto e, ao final, o autor apresenta uma prestação de contas.
Esse é um instrumento importante para controlar a conformidade e o desempenho da aplicação dos recursos do FDCC.
Por meio do fundo, o dinheiro perdido na corrupção é revertido ao cidadão na forma de mais educação, mais serviços públicos e órgãos públicos melhor aparelhados para combater à corrupção. Acesse o site do FDCC e participe do fundo apresentando seu projeto.
Com informações do MPDFT
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.