Covid-19

Saúde aguarda nota técnica para vacinação de crianças de 3 e 4 anos

O documento e a quantidade de doses que serão disponibilizados devem estar em nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde

Correio Braziliense
postado em 19/07/2022 15:06 / atualizado em 19/07/2022 15:07
A secretaria de Saúde aguarda nota técnica para poder saber como deve ser feita a vacinação das crianças -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A secretaria de Saúde aguarda nota técnica para poder saber como deve ser feita a vacinação das crianças - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reiterou em nota, na manhã desta terça-feira (19/7), que o governo local tem interesse em iniciar a aplicação das vacinas contra a covid-19 nas crianças de 3 e 4 anos, mas, até o momento, não recebeu a nota técnica do Ministério da Saúde, além da quantidade de imunizantes disponibilizado.

O documento necessário para o início da vacinação deste público infantil indica a dosagem adequada, além da expectativa do número de crianças a ser imunizado e o intervalo entre as doses. A pasta espera começar a aplicação ainda nesta semana.

Atualmente, a rede de frio do DF conta com cerca de 6,5 mil doses armazenadas para serem aplicadas na faixa etária de 3 e 4 anos. A pasta reforçou que as aplicações terão início assim que a pasta federal enviar a orientação e o cronograma de entrega de mais doses.

Em nota enviada para a reportagem do Correio nesta segunda-feira (18/7), o Ministério da Saúde destacou que recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios e que segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão só será formalizada com a publicação da nota técnica aos estados, assim como o cronograma de entrega das vacinas.

Confira a nota na íntegra:

O Governo do Distrito Federal tem total interesse em iniciar a campanha de vacinação contra covid para o público de 3 e 4 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde e autorização da ANVISA. No entanto, para que isso seja feito dentro das normas de segurança se faz necessário o protocolo, bem como a nota técnica do governo federal, documentos que são enviados sempre em que se inicia a imunização de um novo grupo.

A nota técnica apresenta a dosagem adequada, a expectativa de público a ser imunizado, o intervalo de imunização entre a D1 e a D2; além de dados técnicos e científicos observados para o grupo. A Secretaria de Saúde esclarece que até o momento o Ministério da Saúde NÃO ENCAMINHOU a nota técnica e tampouco oficiou o quantitativo de imunizante que será disponibilizado para esse público.

Hoje, no DF, há 6,5 mil doses armazenadas na rede de frio prontos para serem administrados na faixa etária de 3 e 4 anos.

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso de aplicação da doses para o público de 3 a 4 anos tão logo o Ministério de Saúde envie a nota técnica pertinente a orientação para aplicação, bem como o cronograma de entrega de mais doses, como vem sendo feito desde o início da campanha pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 2 anos de pandemia de covid: 5 aprendizados sobre vacinas, variantes, infecção e trabalho remoto
    2 anos de pandemia de covid: 5 aprendizados sobre vacinas, variantes, infecção e trabalho remoto Foto: Getty Images
  • Bebê recebe vacina contra a covid-19 por engano em Juiz de Fora
    Bebê recebe vacina contra a covid-19 por engano em Juiz de Fora Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação