Pesquisa eleitoral

Ajuda de Bolsonaro pode definir disputa entre Ibaneis e Arruda, mostra pesquisa

De acordo com a pesquisa do Instituto Quaest, o apoio do presidente aumenta as chances de vitória de Ibaneis ou de Arruda no segundo turno. Vale destacar que o ex-governador é do PL, mesmo partido de Bolsonaro

Ana Maria Campos
postado em 17/07/2022 06:00
Pesquisa mostrou Bolsonaro com 36% das intenções de voto para presidente entre eleitores do DF.  -  (crédito:  AFP)
Pesquisa mostrou Bolsonaro com 36% das intenções de voto para presidente entre eleitores do DF. - (crédito: AFP)

O apoio de Jair Bolsonaro pode desequilibrar a eleição em favor do ex-governador José Roberto Arruda (PL). A pesquisa do Instituto Quaest, contratada pelos Diários Associados, indica que, com o apoio do presidente, Arruda assume a dianteira nas intenções de votos, acima da margem de erro. Segundo a pesquisa, Arruda soma 29% e o governador Ibaneis Rocha fica com 18%. A senadora Leila Barros (PDT) e o deputado distrital Leandro Grass (PV) também crescem, ao fazer campanha ao lado de seus presidenciáveis.

Sem o apoio de Ciro Gomes (PDT), Leila tem 9% dos votos. Com ele, a senadora salta para 18%. Mas o principal beneficiado com o palanque nacional é Grass. Ao aparecer ao lado do ex-presidente Lula, o candidato ao Palácio do Buriti do PV salta para 17%. Sem esse trunfo, ele conta com 4%.

Ao lançar uma chapa com partidos bolsonaristas, como o PP e o Republicanos, Ibaneis anunciou que estava montando um palanque de apoio à reeleição do presidente. Mas Bolsonaro prefere Arruda, que é de seu partido.

No caso da campanha de Lula, há três candidatos, Leandro Grass, Keka Bagno (PSol) e Rafael Parente (PSB). Mas Grass é o concorrente oficial da frente pró-Lula. Na semana passada, houve disputas por espaço e ciúmes nos dois atos de Lula em Brasília. Mas o comando nacional só permitiu que Grass falasse como candidato ao Buriti. Os outros tiveram oportunidade para discursar apenas como representantes de seus partidos.

Apoio dos pré-candidatos a presidente
Apoio dos pré-candidatos a presidente (foto: CB/D.A Press)

  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE