Em meio à seca do cerrado, o Distrito Federal, que completa dois meses sem chuva, pode chegar a registrar taxas baixíssimas de umidade neste sábado (16/7). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de umidade relativa do ar poderá variar entre 80% e 20%, muito abaixo dos 60% que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para o conforto humano.
Além da baixa umidade do ar, o DF pode registrar máxima de 29°C, o que causa preocupação em relação às queimadas. “A combinação de temperatura alta com umidade baixa é perigosa”, afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Por isso, é recomendado que a população evite o manuseio com fogo, principalmente entre 10h e 16h, horários de elevação de temperatura.
Nos próximos dias, a previsão do tempo não deve sofrer muitas alterações. Dominado por uma grande massa de ar seco, o DF continua sem previsão de chuvas expressivas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.