Crime

PMDF apreende ave ameaçada de extinção, em Samambaia; veja vídeo

Além do Pintassilgo-da-Venezuela, outros 10 pássaros foram capturados. Multa inicial é de R$5 mil

Correio Braziliense
postado em 15/07/2022 00:02
PMDF apreende ave ameaçada de extinção, em Samambaia. Pintassilgo-da-Venezuela  -  (crédito: Divulgação/PMDF)
PMDF apreende ave ameaçada de extinção, em Samambaia. Pintassilgo-da-Venezuela - (crédito: Divulgação/PMDF)

Uma ave rara e ameaçada de extinção foi apreendida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), por meio do Grupamento de Operações do Cerrado (GOC), na tarde desta quinta-feira (14/7), em Samambaia.

Militares faziam patrulhamento na região em continuidade às operações de combate aos crimes ambientais e a criação irregular de animais da fauna silvestre, quando viram as gaiolas na varanda de uma residência.

No local, os policiais encontraram 11 pássaros silvestres, incluindo um Pintassilgo-da-Venezuela, espécie ameaçada de extinção, classificada no apêndice I da CITES — Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção no Brasil. A multa inicial pela infração é de R$5 mil.

De acordo com o BPMA, as aves apresentavam bom estado físico e serão encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, para posterior reintegração ao ambiente natural.

Além do bicho raro, foram apreendidos também seis pássaros Baiano, um Coleirinho, dois Golinhos, um Pintassilgo, sete gaiolas e um alçapão para captura de aves.

Os policiais lavraram dois termos circunstanciados por crime ambiental de criação irregular de aves da fauna silvestre e os responsáveis pelos bichos serão chamados para responder judicialmente pela criação irregular.

  • PMDF apreende ave ameaçada de extinção, em Samambaia. Pintassilgo-da-Venezuela Divulgação/PMDF
  • PMDF apreende aves raras em Samambaia. Pintassilgo Divulgação/PMDF

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação