Saúde

Vacina contra covid-19 e influenza podem ser aplicadas simultaneamente

Mesmo tomando os dois imunizantes ao mesmo tempo, a criação de anticorpos das doenças se mantém elevada, segundo especialista

Arthur de Souza
postado em 11/07/2022 19:23
A única restrição é para as crianças entre 5 e 11 anos, que devem aguardar um intervalo de 15 dias. -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
A única restrição é para as crianças entre 5 e 11 anos, que devem aguardar um intervalo de 15 dias. - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está reforçando um importante aviso: a população acima de 12 anos da capital do país pode procurar as unidades de saúde e tomar, ao mesmo tempo e sem restrições, as vacinas contra covid-19 e influenza.

A única restrição é para as crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com a infectologista do Hospital Brasília Ana Helena Germoglio. “Pelo risco de causar reações adversas, o recomendado é dar um intervalo de 15 dias entre as imunizações”, destaca.

Germoglio comenta que, quando surgiu a vacina contra o novo coronavírus, também era feito o intervalo de duas semanas para adolescentes e adultos. “Isso porque as possíveis reações da aplicação simultânea com a da influenza não eram conhecidas”, recorda.

“Hoje em dia já se sabe que, quando se aplica as duas vacinas ao mesmo tempo, mantém-se elevada a criação de anticorpos (contra as duas doenças) e não há riscos”, conclui a especialista, afirmando que, para esses casos, “é sempre preciso aproveitar a oportunidade que se tem para vacinar”.

Cobertura vacinal

De acordo com a atualização mais recente do vacinômetro, divulgado pela SES-DF, 6.758.836 doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas no DF durante toda a campanha. Estão vacinados, com a segunda dose ou dose única, pouco mais de 2,4 milhões de brasilienses — número que representa 85,36% da população apta a ser vacinada (com 5 anos ou mais).

Já em relação à vacina contra a influenza, o informativo mais recente divulgado pela pasta de saúde mostra que, entre 4 de abril e 1º de julho, 517.779 doses do imunizante foram aplicadas no DF. O cenário é preocupante, pois somente os grupos prioritários dos idosos (63%) e dos professores (55,7%) estão com a cobertura vacinal acima dos 50%.

Confira os pontos de vacinação contra a covid-19 e influenza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação