Manoel Benício Oliveira Santos
São Sebastião
O autônomo Manoel Benício Oliveira Santos, 58 anos, morador de São Sebastião, entrou em contato com a coluna Grita do Consumidor para falar sobre problemas que está tendo com o cartão CredSystem. Ele adquiriu um par de sandálias e um de sapatos em uma loja de calçados de sua região. A compra foi dividida em quatro vezes e Manoel pediu que o vencimento fosse marcado sempre para a data em que recebe o pagamento da aposentadoria. "Falaram que iam colocar a data de vencimento para o dia 10. Depois, alteraram sem me avisar nada", protesta.
Resposta da empresa:
A CredSystem alterou as datas em sistema e não fará cobrança nenhuma de juros sobre o valor da parcela. "Seu Manoel informou que já pagou a parcela parcela do acordo, inclusive. Então o problema está solucionado."
Comentário do consumidor:
"Obrigado pela ajuda. O problema foi resolvido. Já entraram em contato comigo, alteraram a data do pagamento e retiraram os juros. A solução foi muito eficiente."
Claro
Mudança indevida de plano
Pedro Henrique Paes Landim Silva
Guará
O gerente operacional Pedro Henrique Paes Landim Silva, 31 anos, morador de Guará, procurou a coluna para relatar o transtorno que está sofrendo com a Claro. Em março, Pedro fez uma atualização no plano telefônico, que estava vencendo — procedimento que adota há cinco anos para manter os benefícios. Entretanto, em maio, a operadora informou que ele havia cancelado o plano antigo e, por isso, seria aplicada multa de R$293. "Quando eu fui atrás para ver o que estavam alegando para a cobrança, vi que haviam mudado o plano sem a minha autorização e me multaram", reclama. Segundo Pedro, a empresa também afirmou que havia sido adicionado mais 1 gb de internet ao plano, o que gerou um aumento de R$ 35 para R$ 74,90 na mensalidade. "Nem me perguntaram se eu gostaria de mais 1gb. Simplesmente foram na conta (bancária) e descontaram. Foi pura sorte que eu conferi o débito." O gerente completa que foi procurado pela Claro e a empresa disse que faria o reembolso, porém no valor de R$ 259,92 e não dos R$ 293 efetivamente cobrados.
Resposta da empresa:
A empresa informou que está em contato com o cliente e que também está "realizando a tratativa do caso e prestando os esclarecimentos necessários".
Resposta do consumidor:
"Não esclareceram nada, apenas fizeram um acordo, e para não ter dor de cabeça, aceitei. Não foi uma boa solução. Vejo que o direito do consumidor está sendo violado e calado."
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.