Com a ampliação, no SUS, da faixa etária de pacientes com diabete que terão direito de receber a caneta da insulina, uma campanha rodará 20 cidades do Brasil divulgando os benefícios do dispositivo para pessoas com diabetes tipo 1 e 2. O Caminhão da Saúde desembarcou em Ceilândia e ficará na região até quarta-feira (6/7).
A partir de agora, pessoas a partir de 45 anos podem receber o dispositivo gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, o total de pacientes com acesso ao dispositivo chegará a 2 milhões com a ampliação — 200 mil pessoas a mais do que em 2021.
Além disso, cerca de 70% dos pacientes com indicação de insulina humana terão acesso à caneta e, em 2023, a previsão é atender 100% das pessoas que precisam do medicamento. A caneta é um dos métodos mais eficazes e seguros para o tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2.
O Caminhão da Saúde é uma iniciativa da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e a Novo Nordisk.
A campanha fica no Distrito Federal nesta terça (5/7) e quarta-feira (6). O veículo ficará localizado na UBS 4 de Ceilândia, na QNN 16. Na sequência, visita as cidades de Campo Grande (MS), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), entre outras.
Vale lembrar que o objetivo da campanha não é distribuir doses de insulina, mas sim divulgar que agora uma nova faixa etária tem acesso ao tratamento e promover ações e atividades no local.
Saiba Mais
Entenda a doença
O diabetes é uma condição crônica caracterizada pela falta de produção, por parte do organismo, ou resistência à ação do hormônio que regula a glicose no sangue, garantindo energia ao corpo humano — também conhecido como insulina.
Existem dois tipos distintos da doença. O tipo 1 é ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o que exige um tratamento com uso diário de insulina. Normalmente é diagnosticado na infância ou na adolescência mas pode ser identificado em adultos.
Os principais sintomas deste tipo são fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, fraqueza, perda de peso, fadiga, náusea e vômito.
Já o tipo 2 está relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos de vida não saudáveis.
Alguns sintomas do tipo 2 podem surgir quando os níveis de açúcar estão muito altos no sangue, incluindo fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, formigamento nos pés e mãos, visão embaçada e demora na cicatrização de feridas no corpo.
Serviço
Campanha Caneta da Saúde
- Data: 06 de julho
- Locais: UBS n° 4 Ceilândia - localizada na QNN 16.
- Horário: das 09h às 17h
Saiba Mais
- Cidades DF DF recebe encontro nacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla
- Cidades DF "Nosso objetivo número um é eleger Lula", diz presidente do PT-DF
- Cidades DF Agência do trabalhador oferece 218 vagas de emprego nesta terça; confira
- Cidades DF Secretaria de Saúde confirma 1º caso de raiva humana após 44 anos no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.