Após duas semanas em queda, a taxa de transmissão da covid-19 caiu para 0,96 no Distrito Federal, segundo boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) nesta segunda-feira (4/7). O resultado ficou abaixo de 1 pela primeira vez desde 6 de maio, quando assumiu trajetória crescente e registrou 1,01.
O indicador mais recente — divulgado pela pasta apenas em dias úteis — demonstra que o contágio pela doença se encontra em fase de desaceleração. Agora, cada grupo de 100 pessoas infectadas é capaz de transmitir a covid-19 para, em média, outros 96 indivíduos.
Em relação aos casos, a Saúde confirmou 3.064 novos diagnósticos positivos, o que levou o total de infecções desde o início da pandemia para 810.769. Em relação ao número de mortes, a pasta registrou mais cinco vítimas: três mulheres e dois homens.
As mortes ocorreram entre quinta-feira (30/6) e domingo (3/7). Com isso, a quantidade de pacientes que não resistiram à doença subiu para 11.771, no DF. Em relação às médias móveis, a soma da quantidade de infecções dos últimos sete dias dividida por sete foi 49% do que o verificado duas semanas antes. Enquanto isso, o resultado referente aos óbitos aumentou 77%, em relação ao mesmo período.
O cálculo auxilia a analisar a situação de contágio, pois a comparação com 14 dias antes leva em conta o tempo do ciclo de infecção pelo novo coronavírus. Variações inferiores a 15% indicam estabilidade do número de casos ou mortes.
Saiba Mais
- Mundo Após alta de casos, França recomenda uso de máscaras
- Brasil Covid-19: Brasil registra 158 óbitos e 37.784 casos em 24 horas
- Brasil Brasil registra 18,5 mil novos casos e 53 mortes por covid-19
- Brasil 4ª dose: governos começam a liberar reforço para menores de 40 anos
- Cidades DF Saiba onde se vacinar contra a covid-19 no DF nesta semana
- Diversão e Arte Ballet Manguinhos, um oásis que luta para sobreviver na favela do Rio; veja
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.