Os comerciantes do Distrito Federal encerraram o primeiro semestre de 2021 com otimismo. Pesquisa sobre confiança do empresário do DF revela que o índice segue em alta desde fevereiro. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o patamar registrado em junho chegou a 121,7 pontos — acima da zona de satisfação (100 pontos). A alta registrada em relação a maio foi de 2,9%. Se comparado a junho de 2021, o número é bem mais expressivo, de 14,1%.
Investimentos
O nível de investimento das empresas também teve alta. Passou de 96,5 em maio para 105,1. Isso mostra que a expectativa do setor para o segundo semestre é positiva, já que se trata do período que concentra as principais datas comemorativas, como o Natal.
Auxílio emergencial
"Esse bom cenário está relacionado a medidas de suporte à renda, como o auxílio emergencial e os saques extraordinários do FGTS. A queda do desemprego no Distrito Federal, inclusive puxada pela geração de vagas por parte do setor de comércio e serviços, também está contribuindo", explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.