A pedido da Fecomércio, o GDF vai enviar proposta à Câmara Legislativa para destacar o Setor Comercial Sul (SCS) do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCuB). A medida permitirá de forma mais ágil realizar obras e atrair novas empresas para a região. A proposta contemplará a extensão de usos comerciais e de prestação de serviços, que já constam da minuta do PPCUB avaliada pelo Iphan-DF, em dezembro de 2021. Uma das novas atividades a serem permitidas será de faculdades.
Urgência
Será chamada uma audiência pública nas próximas semanas e o projeto pode ir para Câmara já em agosto. "Vamos fazer esse destaque, pois já é um capítulo que está pronto do PPCUB. Vamos encaminhar na frente, tendo em vista a urgência que o caso requer", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano do DF, Mateus Oliveira. Mas, neste texto, não será tratada a possibilidade de uso residencial. Nesta parte, o Iphan apontou ressalvas e, por enquanto, está suspensa. Já o PPCUB só deve ser enviado em novembro.
Revitalização
A proposta já tem apoio de parlamentares como o deputado Chico Vigilante(PT), que fez uma audiência pública na CLDF e defende o destaque da matéria. O pleito também foi defendido pelo conselheiro da Fecomércio no Conplan Ovídio Maia e a demanda partiu da prefeitura do SCS. O objetivo é ajudar na revitalização da área.
Coração de Brasília
"O setor está agonizando há anos e precisa de uma lei que possa trazer o empresário de volta para a região, gerando emprego, renda e fazendo voltar a pulsar o coração de Brasilia", destacou Ovídio Maia, que é um dos vice-presidentes da Fecomércio.
Mercado náutico
O evento Internacional Bombarco Show, realizado no Lago Paranoá e encerrado em 12 de junho, fechou o balanço de negócios.
R$ 100 milhões é o volume de negociações estabelecidas e contratos em andamento
20 mil pessoas foi o público presencial e on-line
Desafio
"Sabemos que a realização da primeira edição de um evento deste porte é um grande desafio, mas acreditamos em Brasília e, felizmente, obtivemos a alta aceitação do empresariado, dos expositores e também do poder público", disse Márcio Ishihara, idealizador da feira.
Trade
turístico
"A realização de eventos com essa magnitude no Lago Paranoá comprova o potencial e relevância deste atrativo turístico para a economia da cidade. Movimenta todo o trade de turismo", apontou William Almeida, secretário de Turismo do DF.
Prêmio para o artesanato
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que identifica e premia as unidades produtoras mais competitivas do Brasil. A quinta edição vai destacar os melhores participantes pela qualidade dos seus produtos e por suas práticas de gestão. Os interessados têm até 11 de julho para se registrar no endereço: https://www.top100.sebrae.com.br/.
Cooperativas
Poderá participar do concurso toda e qualquer unidade de produção artesanal legalmente constituída em território nacional, ou seja, pessoa jurídica que produza e comercialize produtos artesanais, seja uma pequena ou microempresa, cooperativa, associação ou um microempreendedor individual (MEI). Os grupos de produção não formalizados poderão participar fazendo sua inscrição com o CNPJ de um de seus integrantes.
Catálogo
A cerimônia de anúncio dos vencedores está prevista para novembro. Eles ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O prêmio inclui a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações dos premiados.