A vacina contra a influenza ficará disponível para toda a população do Distrito Federal a partir de segunda-feira (27/6). Atualmente, a Secretaria de Saúde (SES-DF) tem estoque de mais de 500 mil doses de imunizantes.
Iniciada em 4 de abril, a campanha de vacinação estava restrita a grupos prioritários como idosos, professores e crianças de seis meses a cinco anos, até esta sexta-feira (24/6). Agora, a única exigência é que o cidadão tenha mais de seis meses de idade.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% das 1.086.547 pessoas dos grupos prioritários que não foram alcançadas. Entre os idosos — pessoas com mais de 60 anos —, a cobertura da campanha de vacinação foi de 63%. As gestantes estão no grupo com menor percentual obtido: 28,8%.
Agora, a expectativa da pasta responsável é aumentar a cobertura vacinal em toda a população do DF no início do inverno, período em que ocorrem mais casos de doenças respiratórias. A campanha de vacinação seguirá até o fim do estoque de vacinas.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério, ressaltou a importância do imunizante para a população. "É importante que as pessoas procurem os nossos pontos de vacinação e recebam essa vacina, pois no fim do ano passado tivemos um surto de influenza em todo o país. A vacina deste ano traz a proteção contra o vírus que circulou em 2021", disse.