A última vez que o Distrito Federal notificou 12 mortes em decorrência da covid-19, foi em 7 de março de 2022. O número foi divulgado às 17h, desta terça-feira (21/6), por meio do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Dos registros divulgados, uma morte chegou a acontecer no dia de hoje.
A vítima que era do sexo feminino, tinha 80 anos ou mais, residia no Distrito Federal e estava internada no Hospital Santa Luzia. Infelizmente ela não resistiu e acabou perdendo a batalha para o vírus. Segundo o documento da pasta responsável, a vítima tinha comorbidades como distúrbios metabólicos e cardiopatia.
Além disso, o número de diagnósticos continua aumentando, e 4.560 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus nesta terça-feira (21/6). Assim, a capital federal chegou a 779.959 infectados desde o início da pandemia.
Em relação às médias móveis — levantamento realizado pelo Correio — a de infecções está em 6.733, o que representa um aumento de 94% em relação há 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 5,7, o que demonstra um aumento de 475% na comparação com o cálculo de duas semanas.
Taxa de transmissão
Após sucessivos aumentos, a taxa de transmissão do novo coronavírus resolveu dar uma trégua ao brasiliense. De acordo com as informações do boletim, o índice viral chegou a 1,58 nesta terça-feira (21/6).
Mas o número segue preocupante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o índice revela que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 158.