A pré-candidatura do deputado distrital Leandro Grass ao Governo do Distrito Federal (GDF) é vista com bons olhos pelo presidente do Partido Verde (PV-DF), Eduardo Brandão. Ao CB.Poder — programa do Correio em parceria com a TV Brasília —, nesta terça-feira (21/6), Eduardo garante que a disputa por uma cadeira no Buriti é motivo de esperança para os brasilienses. Para ele, Leandro Grass está preparado para assumir o posto de chefe do Executivo local.
Ainda que a decisão de buscar uma vaga no GDF esteja definida, o PV-DF corre para definir um nome que componha a chapa de vice-governador ao lado de Leandro. “A federação teve uma conversa formal com o PSB e estipulamos até o próximo dia 27 para termos uma definição da parte deles”, ressalta Eduardo. A data limite está dentro do prazo de desincompatibilização, que é o período em que, porventura, muitos ainda poderiam se candidatar, desde que se desligassem dos cargos que estão ocupando
União
Com o objetivo de vencer as disputas eleitoreiras no DF, Eduardo Brandão reforça o comprometimento dos partidos da Federação Esperança (PT, PV e PCdoB). Possivelmente, no segundo turno das eleições na capital federal, o presidente do PV-DF não descarta uma união, também, ao lado do PSB, mesmo com a pré-candidatura de Rafael Parente, que tem o objetivo de pleitear um cargo no Buriti. “Se não estivermos juntos agora, estaremos em outro momento”, afirma Eduardo.
Além das alianças regionais, o presidente do PV-DF não deixa de citar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo Eduardo, tem Leandro Grass como seu candidato no DF. De acordo com ele, a disputa por uma vaga como chefe do Executivo local deixou de ser somente do PV-DF. Leandro, hoje, é candidato de todos os partidos que integram a Federação. Vale ressaltar que a federação também conta com Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e pré-candidata ao Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.
Objetivos
Os passos traçados como plano de governo caso Leandro Grass vença as eleições no DF passa por inúmeros pontos. Em relação à saúde na capital federal, Eduardo Brandão destaca a importância de melhorar a atenção primária para a população. Um problema que, para ele, é discutido a cada eleição. Uma solução que, em sua avaliação, passa por essa necessidade de realizar avanços no atendimento primário, algo que a atual gestão não foi capaz de fazer, segundo o presidente.
Outro fator que exige olhar atento é a assistência social no DF. Para Eduardo, vários programas foram fragmentados, o que acabou dificultando o acesso da população aos benefícios. “O cidadão tem que entrar com quatro processos para ter auxílio-alimentação, auxílio-creche. As pessoas não podem viver assim, você tem que facilitar”, destaca. A questão da mobilidade urbana também precisa de melhoras. As condições do transporte público, na avaliação do presidente do PV-DF, são precárias.
*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel