Passa o outono e chega o inverno. Nesta terça-feira (21/6), primeiro dia da nova estação, o Distrito Federal terá uma temperatura máxima de 28ºC na parte da tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar baixa, em torno de 30% nas horas mais quentes.
“Inverno chegando e a secura aumentando. A tendência é essa”, avalia a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos. Sem previsão de chuvas até o fim de semana, o céu da capital terá poucas nuvens, o que aumenta a radiação solar, valendo os cuidados com a hidratação.
Ainda em relação à previsão do tempo, a mínima durante a madrugada e no início da manhã foi de 13°C, na região do Paranoá. No Plano Piloto, ficou em 14°C. A umidade máxima nesses períodos foi de 90%.
Chegada do inverno: o que muda?
Segundo a meteorologista, vai evidenciar a questão da falta de chuvas e o aumento da secura. “A tendência ainda mantém esses períodos sem chuvas e diminui um pouco mais a umidade. No inverno é muito comum termos aquelas umidades abaixo de 15% que demonstram muita secura”, destaca a especialista.
“É bom lembrar que esses primeiros dias, a gente ainda fica naquele período sazonal de características do outono e a partir de julho realmente fica mais evidenciado as características do inverno”, pontua Andrea.
A respeito das temperaturas, Andrea ressalta que o período fica um pouco mais frio, mas há também o aumento dos termômetros ao longo do dia. “Poderemos ter alguns declínios de temperaturas em função da incursão de massas de ar frio. Já tivemos aquele pico na segunda quinzena de maio que proporcionou aqueles valores históricos de temperatura que chegaram a 1,4°C no Gama”, recorda a meteorologista.
“Tem a questão também da incidência de queimada e as questões respiratórias atenuando a nossa sociedade nessa época”, comenta a meteorologista sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente neste período de estiagem que chega junto com a nova estação.