Com quase 85% da população com esquema vacinal completo contra a covid-19 (duas doses), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) segue com a campanha de imunização em andamento para pessoas com 5 anos ou mais. Com a ampliação da quarta dose para pessoas acima de 40 anos — aplicada com quatro meses de diferença da última —, o feriado teve bom efeito para o controle da pandemia. De quinta-feira a sábado, cerca de 30 mil cidadãos foram imunizados.
Até ontem à tarde, o DF tinha 328,7 mil sem a primeira dose no braço, o que foi amenizado no sábado, quando 4,9 mil pessoas foram imunizadas em seis dos nove pontos de vacinação abertos ao público. Na sexta-feira, 20,4 mil procuraram uma das 77 salas disponíveis para se vacinar contra a covid-19. Na quinta-feira, dia do feriado, o DF imunizou mais 4,4 mil cidadãos com quatro locais voltados para aplicar as doses. Ontem, as unidades não funcionaram.
Para a primeira dose (D1), adultos, a partir de 18 anos, podem escolher a marca do imunizante: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen ou Pfizer-BioNTech. Adolescentes, de 12 a 17 anos, podem receber aplicação da CoronaVac ou Pfizer. Grávidas, puérperas e imunossuprimidos devem tomar a Pfizer. Para receber a segunda dose, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 28 dias para a CoronaVac, 21 dias para Pfizer-BioNTech ou de 56 dias para AstraZeneca.
A primeira dose de reforço ou terceira dose (D3) vale somente para quem recebeu a última aplicação há quatro meses. Quem foi imunizado com a Janssen, recebe a dose de reforço após o período de dois meses. A quarta dose (D4), apenas para pessoas com pelo menos 40 anos, é possível com o intervalo de quatro meses da anterior.
É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro da segunda dose. Confira aqui os locais de vacinação contra a covid-19 no DF para a população com cinco anos ou mais.