Hoje, nove pontos de vacinação contra a covid-19 estão abertos para receber a população do Distrito Federal. Na quinta-feira, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou a aplicação da quarta dose da vacina para pessoas a partir de 40 anos. E, ontem, aa colegas de trabalho, a auxiliar administrativa Ana Paula Baptista, 48, e a auxiliar de coordenação Sônia Andrade, 51, aproveitaram o fluxo baixo na creche onde atuam para reunir um grupo e tomar o imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, da Asa Norte.
Preocupadas, as amigas garantem não ter baixado a guarda ao longo do período pandêmico. "Nem eu nem a minha família pegamos a doença até hoje. Graças a Deus", comenta a moradora da Asa Sul Ana Paula. "A gente sabe que para erradicar isso, todo mundo teria que tomar, mas, infelizmente, nem todos pensam assim", critica a auxiliar administrativa. "É importante cada um fazer a sua parte. Vale a pena encarar a fila para se imunizar", garante Sônia.
Boletim
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou 7.062 casos positivos para a covid-19, ontem, e quatro mortes. Ao todo, o DF acumula 766.392 infecções pelo novo coronavírus e 11.708 óbitos em decorrência da doença. A taxa de transmissão caiu e está em 1,72 — quando 100 pessoas passam o vírus para outras 172.
Entre as quatro vítimas da covid-19, três eram do sexo feminino e uma do sexo masculino. Todas residiam no Distrito Federal, tinham mais de 60 anos e apresentavam alguma comorbidade, como cardiopatia, pneumopatia e distúrbios metabólicos.