Na manhã desta quinta-feira (16/6), uma equipe da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) auxiliou no transporte de um coração, vindo de Florianópolis, em Santa Catarina.
O órgão foi trazido para o Distrito Federal pela Força Aérea Brasileira (FAB) e tinha como destino o Instituto de Cardiologia (ICDF). O Detran-DF utilizou o helicóptero Sentinela para realizar o transporte. Confira o vídeo com o momento da troca de aeronaves:
Em 2022, segundo o departamento de trânsito, o helicóptero auxiliou no transporte de oito órgãos destinados para transplante. O número, ainda de acordo com o Detran-DF, já ultrapassa o total transportado durante o ano passado.
Outro transporte
Em 7 de abril, o Detran-DF foi acionado pela Central Estadual de Transplantes para realizar o transporte de um coração vindo do Tocantins. O órgão, vindo de um doador de 34 anos, foi transportado da cidade de Palmas até o Aeroporto Internacional de Brasília, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Em seguida, o órgão foi levado para o ICDF pela Unidade de Operações Aéreas num vôo que durou cerca de quatro minutos.
*Com informações do Detran-DF