Guerra

'Infelizmente, as armas estão prevalecendo', diz dom Paulo sobre guerra

O cardeal lamentou o momento difícil que o mundo está vivendo e considera que o conflito entre Rússia e Ucrânia acirrou os ânimos do mundo de novo

Após falar sobre a recente confirmação dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips durante uma coletiva de imprensa na festa de Corpus Christi desta quinta-feira (16/6), o arcebispo de Brasília e agora cardeal da Igreja Católica, dom Paulo Cezar Costa, comentou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, que está acontecendo em solo ucraniano.

Para dom Paulo, o mundo está vivendo um momento difícil. "Momento difícil. Não se esperava que, depois de uma pandemia, o mundo estivesse desta forma. O papa Francisco sempre diz que, após uma pandemia, se devia sair melhor. Infelizmente, parece que saímos pior", lamentou. "É claro que não saímos totalmente ainda. Eu acho que ainda temos essa chance de mudar rotas", afirmou o relogioso.

O cardeal considera que o conflito acirrou os ânimos do mundo de novo. “Estamos vivendo uma guerra, que é a ausência de paz. Ela trouxe de volta a corrida armamentista e vai tentar reorganizar o mundo, talvez, numa nova geopolítica”, disse. “Infelizmente são as armas que estão prevalecendo. Isso é a falência daquilo que deve ser mais normal na vida do humano, a capacidade de dialogar”, reforçou.

O religioso citou o papa Francisco ao dar dicas sobre o que o povo cristão deve fazer. “O que ele propõe sempre é a cultura do diálogo e do encontro, diz que deve ser sempre o diálogo, a buscar resolver os conflitos na vida de uma sociedade.

Saiba Mais