O Distrito Federal finaliza a semana com alta amplitude térmica e baixa umidade do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas atingiram, durante a madrugada, 8ºC em alguns pontos da capital do país, mas no período da tarde elas devem se elevar e chegar até 30ºC.
“Teremos o predomínio de poucas nuvens no céu e um clima seco”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Melo. O especialista também explica o fenômeno de amplitude térmica, em que há grande variação das temperaturas. “Isso é comum no período seco e de inverno, quando temos manhãs bem frias e durante a tarde as temperaturas se elevam. Principalmente, porque temos poucas nuvens para manter a temperatura por um tempo maior”, salienta.
A umidade relativa do ar também apresenta grande variação, atingindo 90% pela manhã e chegando até 20% durante a tarde. “No fim de semana podemos ser influenciados pela frente fria que atinge o leste da região Sudeste, na região da costa. Isso pode trazer para nós uma pequena chuva e uma elevação da temperatura. Não será nada igual à massa de ar polar da outra vez (em 19 de maio), que fez com que tivéssemos temperaturas recordes”, pontua.
Cuidados:
Devido à baixa umidade do DF e à variação de temperaturas, a Defesa Civil orienta que a população beba, ao menos, seis copos d’água por dia, além de utilizar soro fisiológico nas narinas. Outra sugestão é ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos nos momentos mais secos do dia.
Durante o horário de maior aquecimento da temperatura, entre 10h e 17h, não é recomendado exercícios físicos ao ar livre, nem exposição ao sol.