Um duto de água da Caesb localizado no Noroeste foi perfurado pela Terracap durante a instalação de um poste de iluminação em uma obra no local, na manhã desta terça-feira (7/6). O bairro deve ficar sem abastecimento de água até a noite.
Por volta das 10h, a moradora Marta Brandão, síndica do Allure Residence, localizado na quadra 304 do Noroeste, viu a movimentação de um caminhão perfuratriz da Terracap e pediu para um supervisor do prédio alertar que ali haviam dutos de água da Caesb.
Ela conta que os funcionários da Terracap informaram que ali seria instalado um poste de iluminação na obra de um novo prédio que está sendo construído no local e que não atingiriam o duto. "Tranquilo, vamos ter cuidado", respondeu o funcionário ao aviso.
Saiba Mais
"Iniciaram com as ferramentas manuais e passaram para o perfurador do caminhão, foi quando jorrou a água", conta Marta Brandão.
A perfuração foi realizada e o cano atingido. A morada filmou a água jorrando, chegando a atingir os cabos de alta tensão. Ela entrou em contato com a Caesb que encaminhou uma equipe para o local, duas horas após a denúncia.
A Companhia de Saneamento precisou desligar o abastecimento geral, deixando o Noroeste sem água. Um servidor da empresa no local informou que a previsão de retorno é somente a noite ou amanhã.
Em nota, a Terracap informou que acionou a Caesb tão logo tomou conhecimento sobre o incidente ocorrido. Disse ainda que a Caesb interrompeu de imediato o fornecimento de água no local e fará o serviço de manutenção.
Também por meio de nota, a Caesb explicou que o cano tinha "grande capacidade" e por isso, toda a água do local precisou ser suspensa. Leia a nota na íntegra:
"A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) esclarece que uma tubulação que distribui água para o Noroeste, localizada na SQNW 102, foi rompida. Por se tratar de uma rede de grande capacidade, foi necessário suspender o fornecimento de água. Equipes estão na área realizando os reparos que devem ser finalizados à noite. A Caesb pede aos usuários que façam o uso racional de água até a normalização da distribuição."