Após dois anos com as atividades da Pentecostes paralisadas por conta da pandemia de covid-19, milhares de católicos celebraram, neste domingo (5/6), o Domingo de Pentecostes depois de três dias de festa da fé — na 23ª edição das atividades. O evento localizado no Taguaparque contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.
Segundo um dos coordenadores da festa deste ano, Wberthyer Costa de Araújo, as celebrações de Pentecostes voltaram renovadas, com uma estrutura de palco maior, telões maiores e um público maior. De acordo com a organização do evento, cerca de 1,1 milhão de pessoas estiveram no Taguaparque neste domingo — um aumento de mais de 10% em relação à última edição das atividades.
Detalhes da celebração
O auge da celebração, com o Domingo de Pentecostes, teve missa às 16h. A reunião de fiéis culmina com a consagração da terceira vela, ao Espírito Santo. A expectativa é de que isso ocorra a partir das 19h30, na missa celebrada pelo padre Moacir Anastácio.
A promessa de milagres, em momentos de dificuldades, mobiliza pessoas para as fervorosas orações que podem vir acompanhadas pela consagração das velas aos elementos da Trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo. Celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa, Pentecostes representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.