O Distrito Federal registrou 5,54% de todos os novos casos de covid-19 do país nesta quarta-feira (1º/6). Ao todo, o DF teve 2.274 casos positivos para o coronavírus em 24 horas, este foi o terceiro dia consecutivo que o DF registou mais de 2 mil casos da doença. Além disso, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o DF é a 7ª unidade da Federação com mais casos, em números absolutos, registrados ontem no país.
Porém, o DF tem 3 milhões de habitantes, o que faz com que proporcionalmente, a capital tenha mais casos em todo o Brasil. Os maiores números de casos foram registrados em São Paulo (8.351), Minas Gerais (6.809), Rio Grande do Sul (5.375), Rio de Janeiro (4.943), Paraná (4.426) e Santa Catarina (2.623), todos estados com mais de 7 milhões de habitantes.
Nas mesmas 24 horas, o Brasil registou 40.979 casos de covid-19. Entre os dias 22 e 28 de maio, o país teve a pior semana epidemiológica de casos da doença desde março deste ano.
De acordo com o Boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quarta, o Distrito Federal está classificado com nível muito alto de infecções, assim como outras 17 regiões do país. De acordo com o boletim, o DF também apresenta sinais de crescimento na tendência de longo prazo.
Apesar do aumento no número de casos, a quantidade de óbitos não tem subido no mesmo nível. Nesta quarta, o DF registou uma única morte, enquanto o país teve 125 registros. O maior registro foi em São Paulo, com 47 pessoas que perderam a vida para a doença.
Nesta quinta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se mostrou positivo quanto ao enfrentamento da covid-19 no DF. "A gente vive um novo momento da covid no DF e, como de certo, no país todo por conta da vacinação", disse. Ontem, Ibaneis anunciou a ampliação da quarta dose da vacina contra a doença para pessoas com mais de 50 anos e servidores da saúde.
Saiba Mais