O dia de trabalho nas obras do túnel de Taguatinga começa antes das 7h, com movimentação intensa do grupo de cerca de 400 profissionais e a utilização dos mais de 80 equipamentos que tornam possível a construção do maior empreendimento viário em execução no país. Ao todo, a obra tem extensão de mais de mil metros, sendo que 830m são em área coberta. A entrega do túnel é aguardada com expectativa por moradores e comerciantes da região administrativa e deve beneficiar pelo menos 130 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.
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Doutor em transporte e professor da Universidade Católica, Edson Benício destaca que a ação soluciona o problema de deslocamento do tráfego. "O túnel na região desafoga o congestionamento e permite que as vias tenham fluidez. Claro que essa não deve ser a única ação realizada, principalmente se pensamos em mobilidade urbana. Nesse quesito, o transporte coletivo e a locomoção para o público sem veículo individualizado deve ser prioritário", alerta.
Secretário de Obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho garante que o benefício alcança outros moradores, além de Taguatinga. "É um trecho muito povoado, onde transitam pessoas de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol, por exemplo. A obra como um todo beneficia cerca de um milhão de pessoas, direta ou indiretamente", detalha. O projeto também integra o corredor Eixo Oeste e conta com uma faixa exclusiva para o BRT. "Essa faixa de ônibus ligará a EPTG (Estrada Parque Taguatinga) e a Epig (Estrada Parque Indústrias Gráficas)", explica o titular da pasta.
"Essa região sempre gerava um entroncamento muito grande, agora com a obra, quem estiver vindo do Plano para Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, poderá passar direto sem interrupção", diz. Sobre o investimento, atualmente o valor empreendido gira em torno de R$300 milhões. "Inicialmente, o contrato estava em R$ 275 milhões, mas chegamos ao período de renovação com as empresas. Trabalhamos agora com entregas pontuais das obras, mas, sem dúvida alguma, a inauguração do túnel acontece até o fim deste ano", garante Luciano.
Resistência
Na última semana, a equipe do Correio percorreu as obras do túnel. Os trabalhadores se dedicavam à impermeabilização do concreto na parte superior da infraestrutura, com outro grupo concluindo a rampa de acessibilidade que dá acesso aos pedestres da Avenida Comercial direto à estação do metrô por cima do túnel. Segundo informado à reportagem, nos próximos meses esse trecho da obra deve ser liberado para os usuários do metrô.
O consórcio técnico das empresas também destacou a escolha do material rígido de concreto na infraestrutura da obra, o que garante uma durabilidade de quase o dobro em relação à massa asfáltica. "A durabilidade do concreto rígido é maior do que 30 anos, enquanto o asfalto dura um tempo médio de 10 a 15 anos", finaliza o secretário de Obras.