Os moradores do Distrito Federal têm a oportunidade de participar de uma pesquisa inédita sobre gênero e orientação sexual. A pesquisa é direcionada para pessoas LGBTQIA+, cisgênero e também aos heterossexuais. Com isso, o levantamento pretende ouvir toda a população de Brasília para obter também informações sobre percepção ou vivências de situações de violência e discriminação.
De acordo com a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021, mais de 87 mil pessoas se identificam como LGBTQIA+ no DF. Divididos por faixa etária, 6,1% do total de brasilienses que são do grupo têm entre 18 e 29 anos, 3,4% entre 30 e 59 anos e 1,9% têm 60 anos ou mais.
O estudo será conduzido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), com apoio da Secretaria de Justiça, a Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Diretos e Cidadania LGBT e do Fundo para a População das Nações Unidas (UNFPA).
Segundo a Codeplan, diferentemente da Pdad, cujo foco é o levantamento socioeconômico, a pesquisa que acaba de ser lançada trará informações mais aprofundadas sobre a população LGBTQIA+. O resultado do estudo irá orientar o governo local a criar políticas públicas para esse público, bem como servirá como fonte de conhecimento sobre a realidade delas na cidade.
Saiba Mais
Para participar da pesquisa que leva em torno de 10 minutos, basta acessar o link https://qrco.de/OlharInclusivo. Os questionários, assim como outras pesquisas, são sigilosos. A análise das informações coletadas será amplamente divulgada ainda neste ano.
Com informações da Codeplan
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.