Os brasilienses que madrugam para chegar ao trabalho estão enfrentando baixas temperaturas nos últimos dias. Nesta quarta-feira (29/6), por exemplo, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram a mínima de 7°C pela manhã, em Águas Emendadas, na região de Planaltina. No Plano Piloto, os termômetros marcaram 10°C.
Como de praxe, a umidade relativa do ar tem oscilado bastante. Nas primeiras horas do dia ficou em 90%, mas cairá para 25% em algumas regiões do DF ao longo da tarde. Sem muita mudança em relação aos dias anteriores, a meteorologista do Inmet Naiane Araújo destaca que o DF segue sob a influência de uma massa de ar seco. “A falta de nebulosidade no céu favorece esse declínio das temperaturas no decorrer da madrugada. Já no período da tarde, deve variar entre 26°C e 27°C”, avalia a especialista.
Na avaliação da meteorologista, o período não registrou umidade excessivamente baixa. “A umidade ainda não chegou em situação extrema, mas de qualquer forma ela vem se mantendo baixa já há um bom tempo”, completa a especialista.
Alerta e cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.