Homenageando a data da rebelião de Stonewall, em Nova York, no ano de 1969, o dia 28 de junho é celebrado mundialmente como o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
O bar Stonewall Inn foi um local de luta e defesa da comunidade e, no dia 28 de junho de 1969, cansados de serem repreendidos por policiais frequentemente, o público no local deixou de aceitar a abordagem.
Um ano depois, manifestantes celebraram a data da rebelião e chamaram de "Dia da Libertação da Christopher Street", que era a rua onde o bar ficava situado. O evento é reconhecido como a primeira marcha do Orgulho.
Para homenagear o dia 28 vários pontos turísticos da capital federal ganharam instalações de arco-íris. A ação foi realizada pelo Brasília Orgulho, com produção de Igor Albuquerque e do Birosca.
Torre de TV, Museu Nacional, Teatro Nacional, Metrô-DF, Relógio do Sol no lago do Parque da Cidade. As instalações vão colorir a capital até o dia 11 de julho.
Mas a celebração não para por aí. No próximo Domingo (3/7), acontecerá a Parada do Orgulho de Brasília. A concentração para a marcha acontecerá em frente ao Congresso Nacional, às 14 horas, após dois anos de hiatos por causa da pandemia.
Confira as imagens das instalações:
Saiba Mais
- Cidades DF Duas regiões do DF ficam sem água nesta quarta para troca de equipamento
- Cidades DF IFB abre inscrições para qualificação profissional de mulheres
- Cidades DF Deputado distrital Fábio Felix fala sobre os direitos das mulheres
- Cidades DF Defensoria permite que adolescente transgênero receba medicamento
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.