Um desfile de moda com peças sustentáveis será aberto ao público no Campus Sul do IESB, da 613/614 Sul, às 20h30 desta sexta-feira (24/6). Promovido pelo curso de design de moda da universidade, o desfile apresenta a coleção Proteção do Amanhã — A sustentabilidade em (r)evolução tem como objetivo apontar o impacto da indústria no meio ambiente.
Saiba Mais
Durante o evento, serão apresentados técnicas mais responsáveis com a sustentabilidade e novos materiais utilizados como matéria-prima para a confecção de peças de roupas, assim como técnicas e modelagens que promovem a integração de um público-alvo diverso. Lina Albuquerque, professora da produção de moda, explica que os jovens passam por um momento que estudam cenários para fazer a fotografia e exploram a capacidade de promover eventos.
"Estamos fazendo uma peça para cada grupo, e quando chegar na indústria, essa experiência vai servir de inspiração para eles, que conseguem ter ideias alternativas e sustentáveis. "A ideia é que lá fora, nesse mundo real, essa criatividade tão expansiva, inspire para aquelas roupas produzidas em escala industrial", opina a educadora.
Segundo ela, os principais materiais usados nas roupas são plástico, papel, papelão, fitas, restos de confecção, como peças de tecido, fios e linhas. "O jeito é preferir um algodão orgânico, sem muito agrotóxico, e material feito de reciclagem de roupas velhas, para fazerem escolhas ecológicas, em detrimento de usar materiais poluentes", alerta.
Lina informa que esta será a primeira vez que o curso promove dois eventos por ano. "Os alunos escolheram um local inusitado para o desfile, que será no estacionamento coberto para fazer o desfile, de uma maneira diferente do habitual, sem ter aquela passarela flutuante, mas com uma acústica interessante e iluminação muito boa", conclui a professora de produção de moda do IESB.
Pilar social no desfile
A discussão gera reflexão sobre o impacto da indústria da moda, considerada a segunda mais poluente do mundo. Os alunos acreditam que a indústria da moda sempre será uma vilã, caso as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos não estejam preocupadas com práticas conscientes em toda a cadeia de fabricação.
Como forma de incluir outros pilares da sustentabilidade na discussão, como o social, o ingresso para entrar no evento será uma peça de roupa em bom estado, destinada à doação. A professora Maísa Abranches, coordenadora do curso de design de moda, diz que o curso desafia os estudantes com a temática “sustentabilidade”. Segundo ela, os alunos são provocados para que proponham ações condizentes com as falas propagadas dentro de sala de aula.
“Entendemos que, enquanto instituição acadêmica, temos a obrigação de tratar do assunto e procuramos trazer diversas alternativas, mostrando a nova realidade da indústria da moda", avalia. Maísa acredita que a preocupação é apresentar a sustentabilidade como nova tendência da indústria da moda, uma exigência do mercado aliada a um posicionamento firme do consumidor.
Saiba Mais
A educadora lembra que o evento mostra que os alunos têm de estar antenados sobre tudo que acontece na área. Maísa explica que os alunos são direcionados a desenvolverem projetos integradores nas disciplinas práticas e a buscarem alternativas na construção dos produtos. "Devem ser criados a partir de materiais sustentáveis e se baseando nos princípios dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar", conta a coordenadora do curso de design de moda.
Lina Albuquerque informa que esta será a primeira vez que o curso promove dois eventos por ano. "Os alunos escolheram um local inusitado para o desfile, que será no estacionamento coberto para fazer o desfile, de uma maneira diferente do habitual, sem ter aquela passarela flutuante, mas com uma acústica interessante e iluminação muito boa", conclui a professora de produção de moda do IESB.
Desfile de moda - Proteção do Amanhã - A sustentabilidade em (r)evolução
Nesta sexta-feira (24/6), às 20h30, no Campus Sul do IESB, da 613/614 Sul. Entrada: gratuita
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.