Rondon. Esse é o nome do novo morador do Zoológico de Brasília, um cachorro-do-mato-vinagre de 1 ano e meio. A espécie é ameaçada de extinção e a população na natureza é menor que 10 mil indivíduos. O animal desembarcou na capital federal nesta quarta-feira (15/6) e foi acolhido pelo Zoo.
O cachorro-do-mato-vinagre foi resgatado na cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso (MT), onde era criado como animal doméstico. Após recomendação do programa de conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi encaminhado à Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB).
“Os zoológicos são centros de conservação de fauna e devem focar seu trabalho em espécies ameaçadas de extinção, seguindo sempre as recomendações dos programas nacionais e internacionais” disse Filipe Reis, diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília.
O animal ficará em quarentena em um ambiente fora da área de visitação para realizar exames clínicos e comportamentais. Quando estiver apto, passará por um processo de aproximação com seu novo companheiro de recinto, o Xingu, macho adulto da mesma espécie, que chegou em Brasília em 2017. Por se tratar de uma espécie de hábito gregário, ou seja, que vive em grupos, a aproximação dos dois indivíduos é essencial para o bem-estar de ambos.
Rondon foi transportado à Brasília gratuitamente, por meio do programa Avião Solidário, da Latam. O programafaz o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Veja como foi a viagem do bichinho do estado do Mato Grosso até seu novo lar, no Zoológico de Brasília.
Saiba Mais
- Economia Bolsas de NY fecham nos menores níveis em pelo menos 1 ano e meio
- Brasil Laudo aponta falha humana em acidente que matou motorista em Juiz de Fora
- Política Lula e Kalil: operadores de drone dizem que atiraram veneno no público
- Política Bolsonaro envia 'sentimentos' a familiares de Dom e Bruno sem citar nomes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.