Operação

Médicos do HCB participam de cirurgia complexa para retirada de câncer

A paciente foi uma menina de 12 anos e o procedimento, que durou 10 horas, ocorreu na última quinta-feira (9/6)

Correio Braziliense
postado em 14/06/2022 23:08
Cirurgia foi realizada junto a profissionais do Hospital da Região Leste, que fica no Paraná. -  (crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)
Cirurgia foi realizada junto a profissionais do Hospital da Região Leste, que fica no Paraná. - (crédito: Renato Araújo/Agência Brasília)

Médicos do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram de uma cirurgia complexa, que durou cerca de 10 horas, junto a profissionais do Hospital da Região Leste, no Paraná. O procedimento ocorreu na quinta-feira (9/6) nas dependências da unidade de saúde do Distrito Federal.

A paciente foi uma adolescente de 12 anos, que nasceu na cidade de Feijó, no Acre, e tinha um tumor paravertebral na coluna. Atualmente, ela está se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCB. De acordo com Márcio Marcelino, neurocirurgião do Hospital da Criança, o câncer retirado não é considerado comum em pacientes pediátricos.

Para retirar o tumor, foram acionadas três equipes do HCB: a neurocirurgiã, a de cirurgia pediátrica, além do neurocirurgião Amauri Godinho, que permitiu a extração da área comprometida e a fixação da coluna.

Histórico e recuperação

A adolescente teria começado a se queixar de dores nas costas em novembro de 2021, mas, à época, foi diagnosticada apenas com problemas renais. Em março deste ano, um exame de raio-X mais detalhado mostrou uma alteração na coluna e, no mês seguinte, a menina não conseguia mais andar nem ficar sentada. Ela foi encaminhada ao HCB em maio, onde foi operada.

De acordo com Marcelino, por ter sido uma cirurgia de grandes proporções, levará alguns dias para que ela melhore. No entanto, o médico afirmou que a recuperação está dentro do previsto. A menina deve ser liberada para a oncologia — responsável pelo tratamento que vai evitar o retorno do câncer — depois que estiver recuperada do ponto de vista da neurocirurgia: boa cicatrização, bem equilibrada e com menor necessidade de medicação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação