O Plano Piloto terá sua primeira escola cívico-militar. Por 111 votos a favor e 16 contra, a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan) aprovou, neste sábado (4/6), o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.
Votaram pais e responsáveis, professores e servidores. Agora, a decisão está sendo formalizada junto às pastas responsáveis pela implementação do modelo, o que deve acontecer em até três meses. Atualmente, a escola tem 840 alunos matriculados nas últimas séries do ensino fundamental.
Saiba Mais
- Acervo No Rio, cerca de 7 mil pessoas assistem ao desfile cívico-militar
- Acervo Desfile cívico e performances culturais celebram o aniversário de Ceilândia
- Acervo Ato cívico: brasilienses prestigiam troca da Bandeira Nacional
- Acervo GDF lança programa de Turismo Cívico durante a troca da bandeira
- Acervo Escola cívico-militar é meta
- Educação básica PM dá voz de prisão e ameaça levar estudante à delegacia na Estrutural
Gestão compartilhada
O Celan será a 17ª escola cívico-militar do DF, modelo que foi inaugurado em fevereiro de 2019. A iniciativa é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nessas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina junto aos alunos.
As pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. Há, ainda, uma parceria entre o Ministério da Educação e as Forças Armadas. Quatro escolas seguem esse formato, em que os militares da reserva desenvolvem as atividades.
Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.