Com as arquibancadas lotadas, as quadrilhas do Grupo Especial do Distrito Federal e entorno deram início ao tradicional circuito de competições no último final de semana. A primeira etapa aconteceu no estacionamento da Administração Regional do Paranoá no sábado (4/6) e domingo (6/6), e contou com 14 grupos. Espetáculos com temáticas sobre colheita, romances, literatura, fé, contos e até assombrações emocionaram os espectadores que estavam há dois anos sem pisar nos arraiais. Durante as apresentações, os jurados avaliaram coreografia, marcação, figurino, animação, casal de noivos e repertório musical. A próxima etapa será realizada nos dias 18 e 19 de junho, na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional da Ceilândia.
A quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba" largou melhor na primeira etapa rumo ao tricampeonato consecutivo no Distrito Federal. O grupo, da Samambaia Sul, que venceu as duas últimas edições com os espetáculos “A botija” (2018) e “O fardo” (2019), apresentou o conto “Retalhos: contos, histórias e memórias de São João”. A obra foi inspirada nos sentimentos humanos, contradições do dia a dia e a beleza presente nas ações de quem vive, levanta, cai, vence, é derrotado, se fortalece e recomeça. “A sensação é de que fizemos o nosso trabalho, suamos e deu certo. Não tem resultado que pague isso aqui. O nosso tema veio falando sobre esperançar. Momento para se reconectar novamente nesses dois anos parados. Queremos trazer justamente esse sentimento”, disse Lethicia Martins, noiva da Pimba.
O segundo lugar ficou com a “Formiga da Roça”, de São Sebastião. Em “A promessa”, a quadrilha fez o grande público viajar até o sertão pernambucano para conhecer a história do fazendeiro “Chico Moqueca”, personagem interpretado pelo marcador Daniel Brito. O homem faz uma promessa a São José na esperança de uma boa colheita: se o santo trouxer água para a plantação, ele casará a filha Rosinha com o primeiro rapaz que aparecer no caminho. O pedido é atendido e ao invés de um rapaz em carne e osso, quem aparece no caminho é uma assombração, um fantasma chamado “Gusmão”. Os dois se casam e a festa é permeada por mistérios e imaginários populares. A enfermeira Eduarda Lemos, noiva da Formiga na Roça, não conseguiu conter as lágrimas após sair da apresentação do grupo no domingo (5/6). “É um prazer enorme estar aqui. Foi dois anos sem dançar, dois anos sem pisar neste arraial. Viver isso que nós acabamos de viver aqui foi surreal. É amor! Quando você entra no movimento, você se apaixona”, relatou.
“O sentimento é de dever cumprido. Em tão pouco tempo, conseguimos fazer algo grandioso. Algo que impactou o público e com a união que eu nunca vivi em outro grupo. É um privilégio estar compartilhando o pódio com grupos grandiosos como a Formiga e a Pimba. Isso mostra que estamos seguindo pelo caminho certo com muito trabalho, dedicação e esforço”, disse o vendedor Dário Rodrigues, quadrilheiro da “Paixão Cangaço”, que se consagrou em terceiro lugar na primeira etapa. O grupo de Águas Lindas de Goiás envolveu a arquibancada no sábado (5/6), com o espetáculo “Peça, que vos será dado”. Em cena, os brincantes levaram um andor de Santo Antônio e evidenciaram a fé do povo sertanejo nordestino, que mesmo diante das adversidades, não desistem de lutar e rezam por tempos melhores. Quando a chuva chega, a esperança por uma boa colheita se renova.
Confira a classificação geral da primeira etapa
1. 179,5 - SI BOBIÁ A GENTE PIMBA
2. 179,4 - FORMIGA DA ROÇA
3. 178,5 - PAIXÃO CANGAÇO
4. 178,4 - ARROCHA O NÓ
5. 177,2 - RIBULIÇO
6. 177,2 - SABUGO DE MILHO
7. 177,1 - RASGA O FOLE
8. 176,3 - ARRAIÁ DOS MATUTOS
9. 176,0 - XIQUE XIQUE
10. 175,8 - XÉM NHEM NHÉM
11. 173,9 - SANFONA LASCADA
12. 173,8 - AMOR JUNINO
13. 172,9 - PULA FOGUEIRA
14. 172,2 - XAMEGAR
Veja o resumo da semana e saiba mais sobre a disputa
Outras categorias importantes foram divulgadas na noite do último domingo. Os noivos das juninas “Si Bobiá a Gente Pimba” e “Formiga da Roça” conquistaram a categoria de “Melhor casal de noivos”. Já o título de “melhor marcador” foi para os brincantes Claudeci Martins (Si bobiá a Gente Pimba) e Netinho Souza (Paixão Cangaço).
Álbum com fotos das apresentações do sábado (4/6)
Álbum com fotos das apresentações do domingo (5/6)
Mas nada está definido ainda e muitas águas vão rolar até a quarta etapa dessa disputa que além da "Si Bobiá a Gente Pimba", "Formiga da Roça" e "Paixão Cangaço", conta também com "Amor Junino", "Arraiá dos Matutos", "Arrocha o Nó", "Pula Fogueira", "Rasga o Fole", "Ribuliço", "Sabugo de Milho", "Sanfona Lascada", "Xamegar", "Xem Nhen Nhen" e "Xique-Xique". A competição continua de forma itinerante pelas cidades do Distrito Federal. As pessoas também podem assistir de casa, através da transmissão ao vivo feita pelo canal da TV Formiga e da Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.