Dia dos Namorados

Hotéis e motéis apostam no Dia dos Namorados para movimentar a economia

Após dois anos de pandemia, hotéis e motéis reabrirão de forma plena. Pacotes especiais e promoções são os principais atrativos

Renata Nagashima
postado em 06/06/2022 05:56 / atualizado em 06/06/2022 05:57
Motéis investiram na melhoria das suítes e em pacotes especiais para atrair os clientes  -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Motéis investiram na melhoria das suítes e em pacotes especiais para atrair os clientes - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, chegou trazendo ainda mais expectativa para o comércio no Distrito Federal. Após dois anos de pandemia, essa é a primeira vez que o setor de hotelaria e motelaria abre as portas com a capacidade plena. Nos últimos anos, o segmento sofreu com baixas e a perspectiva para 2022 é melhor. Estimativa do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhobar) é de que os lucros aumentem cerca de 30% em relação a 2021. A data promete movimentar a economia do DF, que se recupera dos danos causados pelas restrições no comércio.

Nessa época do ano, a procura dos consumidores pelo ramo aumenta consideravelmente. Promoções e pacotes foram as estratégias encontradas pelos donos dos estabelecimentos para atrair mais clientes. "A demanda costuma ser sempre significativa e nos que oferecem pacotes com mais diárias, upgrade nos quartos ou jantar, tiveram um aumento ainda maior nas reservas feitas. Muitos, inclusive, já estão lotados", aponta Jael Antônio da Silva, presidente do Sindhobar.

A expectativa também é alta para os consumidores, que poderão, finalmente, comemorar o Dia dos Namorados fora de casa e com mais tranquilidade. O casal Marina Pires Cardoso e Eduardo Magalhães vão completar dois anos de namoro no dia 12 de junho, tornando a data ainda mais especial. Para celebrar, eles reservaram um quarto de hotel na Asa Norte, onde vão passar o fim de semana. "Estamos muito empolgados e vai ser especial. Decidimos reservar a partir de sexta, já que ofereceram um pacote muito bom para os três dias. E vamos finalizar com um almoço romântico no domingo. E como segunda temos que trabalhar, achamos melhor adiantar o início da comemoração e encerrar mais cedo", explica a analista de sistemas.

Outro segmento que tem tido uma procura acima do esperado é o de motéis. O Fantasy Motel, situado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), pretende faturar 50% a mais do que no ano passado. Segundo o gerente-geral da acomodação, Cláudio Faria, em 2021, metade das suítes estava fechadas e em 2020 a procura foi ainda mais baixa. "Este ano o Dia dos Namorados cai no domingo, movimentando não só a data, mas o final de semana inteiro. Com isso, esperamos que a movimentação supere os últimos três anos. Até mesmo porque o público do motel mudou. Agora, são mais casais fixos, que comemoram aniversário de casamento, noivado ou datas, não só pernoite ocasionalmente", explica.

Para atender à demanda e ao novo público, o estabelecimento fez mudança nas suítes, que estão com ar mais romântico e menos erótico, segundo Cláudio. "Tivemos que mudar e adequar os conceitos dos quartos, hospedagem e serviços", acrescenta. Outra novidade é que, nos últimos anos, mulheres passaram a procurar mais o motel para surpreender o companheiro (a). Para o dia dos namorados, o Fantasy oferece a opção de decoração especial, vinhos e jantar.

No DF, as diárias no setor variam entre R$ 89 e R$ 399 — em média R$ 183 — tudo dependendo da localização e do tipo de suíte reservada. Já nos hotéis o valor médio é de R$ 246 — entre R$ 110 e R$ 561, na região do Lago Paranoá.

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Comércio segue otimista para as vendas

Lojistas estimam aumento de 18%, contra 6% de 2021, nas vendas para o dia 12 de junho -  (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

O comércio varejista do Distrito Federal estima um aumento de 18%, contra 6% em 2021, nas vendas do Dia dos Namorados este ano. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF, a diferença é atribuída aos efeitos da pandemia no ano passado. "Agora, em 2022, lojistas e consumidores mostram-se mais motivados para a data, a terceira melhor em termos de vendas, atrás do Natal e do Dia das Mães", apontou o presidente do Sebastião Abritta.

Ainda segundo o levantamento feito pelo sindicato, o gasto médio deve passar de R$ 97 para R$ 145 de um ano para outro. Roupas, calçados e perfumes serão os presentes mais procurados, vindo, a seguir, flores. Estimativas indicam que o Dia dos Namorados, como movimenta vários setores do comércio, poderá injetar cerca de R$ 42 milhões na economia do DF contra R$ 31 milhões do ano passado.

Outro estudo feito pela Fecomércio detectou um salto na expectativa positiva dos lojistas de 70,30%. Além disso, a pesquisa aponta que o valor médio gasto pelos consumidores deve aumentar cerca de 84,56%, passando de R$ 114,45 (2021) para R$ 211,23 (2022). Os dados apontam que os homens pretendem gastar cerca de 14,83% a mais que as mulheres, enquanto eles desembolsam cerca de R$ 223,55, o público feminino deve gastar R$ 194,68.

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