Tempo

Sextou! Fim de semana segue com sol e poucas nuvens no DF

Registrada no Gama, a temperatura mínima foi de 10ºC nesta sexta-feira (3/6),e a máxima pode chegar aos 30ºC. É preciso ficar atento à baixa umidade, que pode chegar a 25% nas horas mias quentes do dia

Carlos Silva*
postado em 03/06/2022 10:21 / atualizado em 03/06/2022 10:22
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

O brasiliense poderá curtir o fim de semana tranquilo! De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (3/6) segue com tempo estável de sol com poucas nuvens, condição que se mantém também no sábado e no domingo.

No Distrito Federal, a temperatura mínima foi de 10ºC, registrada no Gama, como máxima podendo chegar aos 30ºC. A umidade relativa do ar varia de 90%, registrada na manhã desta sexta (3/6), a 25% nas horas mais quentes. Durante o fim de semana, os termômetros ficam com números parecidos, com previsão de temperatura mínima de cerca de 12ºC e máxima de 28ºC.

A meteorologista Naiane Araújo explica que essas condições são comuns na estação climática atual e não tendem a sofrer bruscas mudanças por enquanto. “Esse é um padrão do outono e do inverno. Começamos o dia com um pouco de frio e, pela tarde, esquenta bastante, com céu limpo. Assim que o sol se põe, começa a refrescar de novo. Consequentemente, nas horas mais quentes a umidade tende a baixar. É uma relação direta. É um padrão que vai se manter por enquanto”, avalia.

Araújo também chamou atenção para os riscos de incêndios trazidos pela baixa umidade do ar. “Com vários dias consecutivos sem chuva, começa a ficar muito seco. Por exemplo, o solo, a vegetação, até mesmo a atmosfera. É preocupante sim. Daqui pra frente, toda atenção com relação à umidade é válida, pois também temos questões relacionadas às queimadas”, conclui.

Cuidado com a baixa umidade


A Defesa Civil havia emitido alerta amarelo —perigo potencial — devido à baixa umidade. Por isso, o órgão também listou uma série de cuidados a serem tomados pela população para evitar problemas por conta da condição climática. O primeiro deles é manter boa hidratação e reposição de líquidos. Também é importante umedecer olhos e narinas, periodicamente, utilizando soro fisiológico.

Determinadas faixas etárias podem sofrer os efeitos da baixa umidade com mais intensidade. Assim, é preciso dar atenção especial para crianças e idosos, atentando principalmente para a hidratação e o risco de doenças respiratórias. Também é importante usar roupas leves, dar preferência para refeições leves e ficar atento aos alertas sobre baixa a umidade.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação