O secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache, testou positivo para o novo coronavírus nesta quinta-feira (2/6). O secretário apresenta sintomas leves da doença, e ficará em isolamento domiciliar conforme orientação médica.
Pafiadache já completou o ciclo vacinal, e já tomou a quarta dose de reforço, o que acabou contribuindo para que ele apresentasse um quadro estável da doença. A coletiva de imprensa que estava marcada para esta quinta — em que a Secretaria de Saúde (SES-DF) atualiza dados importantes da pandemia no Distrito Federal — foi reagendada para a próxima semana.
“O general Pafiadache aproveita para, mais uma vez, convidar a todos que necessitem iniciar o ciclo vacinal ou receber dose de reforço que procurem os pontos de vacinação”, salientou a pasta, em nota.
Pandemia preocupa
O cenário nesta quinta-feira (2/6) é preocupante. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-DF, nas últimas 24 horas, 2.970 pessoas foram confirmadas com o vírus da covid-19.
Assim, a capital federal chegou a 715.938 infectados desde o início da pandemia. Em paralelo ao número de diagnosticados, a taxa de transmissão não tem dado trégua aos brasilienses. De acordo com o documento da pasta responsável, a taxa — apesar da ligeira queda — permanece alta. Nesta quinta-feira ela atingiu 1,46, enquanto na quarta-feira (1°/6), ela estava em 1,47.
O número é preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois quando o índice está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 146. Nesta sexta-feira (3/6), o DF começa a vacinar com a quarta dose pessoas com mais de 50 anos.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Cidades DF Promotores investigam atendimento na pediatria da rede pública do DF
- Cidades DF DF atinge 100% de ocupação dos Leitos de UTI Covid pediátricos
- Cidades DF "O vírus tem driblado o sistema imunológico", diz infectologista
- Cidades DF Temporada de festas juninas chega com tudo. Confira a lista de arraiás
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.