A última vez que o Distrito Federal registrou mais de 3 mil casos positivos para a covid-19 foi em 21 de fevereiro de 2022, onde 4.469 cidadãos se contaminaram. O cenário nesta quinta-feira (2/6) é preocupante. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nas últimas 24 horas, 2.970 pessoas foram confirmadas com o vírus.
Assim, a capital federal chegou a 715.938 infectados desde o início da pandemia. Em paralelo ao número de diagnosticados, a taxa de transmissão não tem dado trégua aos brasilienses. De acordo com o documento da pasta responsável, a taxa — apesar da ligeira queda — permanece alta. Nesta quinta-feira ela atingiu 1,46, enquanto na quarta-feira (1°/6), ela estava em 1,47.
O número é preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois quando o índice está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 146.
Sem registros
No segundo dia do mês de junho, a SES não notificou mortes em decorrência da covid-19. Mesmo assim, mais de 11 mil pessoas já perderam a batalha contra o vírus no Distrito Federal. Das vítimas, mais de 10 mil residiam no DF, 872 no Goiás e 143 estão em investigação.
Em relação às médias móveis — levantamento realizado pelo Correio — a de infecções está em 2.288, o que representa um aumento de 366% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos está em 0,4, o que demonstra uma queda de 86% na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.
Saiba Mais
- EuEstudante Professores somam 43% de casos de covid-19 em escolas públicas do DF
- Ensino superior UFF volta com a obrigatoriedade do uso de máscaras
- Cidades DF DF atinge 100% de ocupação dos Leitos de UTI Covid pediátricos
- Cidades DF "O vírus tem driblado o sistema imunológico", diz infectologista
- Ciência e Saúde Épocas mais frias podem causar depressão sazonal; conheça a condição
- Economia Planos de saúde coletivos ficam até 19,37% mais caros em 2022
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.