Motoristas de diversas regiões do Distrito Federal acordaram cedo para aproveitar o Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira (2/6). A ação é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), e tem como objetivo protestar contra a alta carga tributária no país. No Posto Jarjour da 208 Norte, uma enorme fila se formou em uma das faixas do Eixinho Norte.
De acordo com o dono do estabelecimento, Wonder Jarjour, o movimento começou cedo. Até às 11h desta quinta, cerca de 250 carros haviam passado para abastecer, e cerca de 500 devem ir ao posto. “Participamos da campanha há 11 anos. O intuito dela é conscientizar o consumidor sobre a carga tributária. A cada ano vemos mais pessoas aderindo, até como forma de protesto e para economizar”, afirma.
Jarjour explica que a alta tributação é fator importante na procura dos clientes pelo produto. “Com os impostos, a gasolina sai a R$7,79/Litro, hoje o cliente está levando a R$5/ Litro. Nos últimos anos, o preço do combustível subiu mais de 100%. Isso leva as pessoas a compartilhar mais transporte e usar mais o transporte público, o que, realmente, afeta a procura”, avalia.
Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros trabalharam, em média, 149 dias (até 29/5) para pagar os 63 impostos de 2021. Para o cálculo foram considerados impostos municipais, estaduais e federais, os quais correspondem a 40,82% do rendimento médio no país.
Corrida para o posto
Vários motoristas esperavam ansiosamente por sua vez de abastecer. O garçom Maciel dos Santos, 33 anos, mora em São Sebastião e chegou cedo para abastecer a moto, que já estava na reserva. Para ele o alto impacto tributário é geral, mas certas áreas são mais afetadas. “As coisas estão muito complicadas. O Brasil tem uma carga tributária muito alta. Isso causa impacto em tudo, principalmente no combustível”, comenta.
Outro que madrugou no posto foi o aposentado Rukite Ueda, 76 anos, que trouxe o carro da filha para abastecer. O veículo também estava na reserva. Ueda destacou o tempo de espera como principal complicador no dia. “Estou aqui já faz cerca de 1h30. Para quem trabalha, esse tempo pode ser meio complicado”, repara. Para o idoso, o alto custo de vida na Capital faz com que a carga tributária tenha mais impacto: "Aqui em Brasília, as coisas são muito caras".
O Dia Livre de Impostos ocorre há 16 anos e conta com a participação de todo o Brasil. No Distrito Federal, 32 lojas em diversas regiões vão participar. A média do desconto é de 40%, podendo chegar a 70%. A lista completa de estabelecimentos pode ser consultada no site do Dia Livre de Impostos.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.