Separe a garrafa de água e o protetor solar, porque a umidade relativa do ar vai diminuir ainda mais no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima deve chegar a 15% no período da tarde desta quarta-feira (1º/6). Já a temperatura máxima para o mesmo turno ficará em torno de 30°C, não sofrendo muitas mudanças em relação aos dias anteriores.
O meteorologista do Inmet Olívio Bahia destaca que a capital já começa a entrar no período mais crítico da seca conforme chega ao fim do outono. “Quanto mais a gente entra em direção ao inverno, começa a baixar esses valores (da umidade), não só a mínima, mas também o próprio valor máximo”, explica o especialista. O DF registrou máxima na umidade de 85% pela manhã.
Saiba Mais
- Cidades DF DF pode passar por nova frente fria em junho; temperatura segue em queda
- Cidades DF Cuidado! Inmet alerta que baixa umidade deve se manter durante a semana
- Cidades DF Dia seco e quente: DF terá umidade baixa com 20% no período da tarde
- Brasil Mortos pelas chuvas em PE passam de 100; deslizamentos interrompem resgates
Céu com predomínio de sol e poucas nuvens contribuem para o período mais seco e quente durante a manhã e à tarde. No entanto, à noite e de madrugada costuma esfriar. “São dias com o tempo limpo e aberto. Temperatura relativamente quente, porque tem muita radiação solar e não tem nuvem. Noites e madrugadas ficam frias”, ressalta Olívio. A temperatura mínima chegou a 11°C, enquanto a umidade máxima foi de 85%.
A secura deste período do ano requer atenção e cuidados dos brasilienses. O meteorologista destaca que, quanto mais se aproxima o período seco o inverno, aumenta o risco de incêndio. “Cuidado com a limpeza de terreno e com jogar a bituca de cigarro por aí”, pontua Olívio. “Cuidado também quem está fazendo exercício físico. Mesmo aparentemente a temperatura está mais fresca, porque está ventando durante o dia, a radiação está muito intensa. Não tem nuvem para dar uma filtrada”, alerta.
Questionado sobre possíveis mudanças de temperatura e elevação da umidade para o período, Olívio ressalta que a previsão se mantém estável. “São as massas de ar seca que atuam nesse período do ano. Então, até que entre uma frente fria para mudar um pouco e para dar o incremento de umidade ou derrubar a temperatura, o que a gente vê é o tempo como está nesses dias”, avalia o meteorologista.
Cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.