O fim da tarde desta terça-feira (31/5) no aeroporto de Lisboa, em Portugal, foi marcado por confusão. A companhia aérea TAP Portugal cancelou sete voos, entre eles viagens com destino ao Brasil, e gerou caos entre os passageiros. Mais de duas mil pessoas foram afetadas e os motivos dos cancelamentos teriam sido problemas operacionais. As informações foram passadas ao Correio por passageiros que deveriam embarcar no local.
Cada um dos sete voos tinham em média 300 tripulantes, o que gerou um transtorno para 2.100 pessoas e causou superlotação pela cidade. Carlinda Oliveira, 59 anos, relatou ao Correio que está retornando de férias no país europeu e estava com passagem comprada para esta terça-feira (31/5) às 17h10 pelo horário de Portugal (13h10 no horário de Brasília), mas o voo atrasou e duas horas depois do previsto para decolar, os passageiros ainda estavam no aeroporto sem saber o que estava acontecendo.
“A explicação era que a aeronave estava com defeito operacional, mas até as 19h a gente não saia nem entrava e ninguém nos dava uma informação precisa sobre como deveríamos fazer para ter uma ideia se a aeronave iria voar ou ia cancelar. Eles não davam essa informação, ficavam o tempo todo falando para esperarmos”, contou a brasileira.
De acordo com informações da passageira, que estaria no voo saindo de Lisboa com destino à Recife, no Pernambuco — e conexão em Brasília —, a confusão começou por volta das 19h, quando os clientes da companhia decidiram agir para ter uma resposta. “A gente começou a fazer muito tumulto, todo mundo desesperado, e aí houve um consenso de que eles acalmariam nossos ânimos fornecendo um voucher de 12 euros para que a gente jantasse. Com isso melhorou um pouco a impaciência”, afirmou Carlinda.
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Sem vagas em hotéis para os afetados
Por volta das 23h, no horário local (19h em Brasília) ainda haviam passageiros no aeroporto aguardando uma ação da TAP. Com os sete cancelamentos, os tripulantes dos primeiros voos afetados foram alocados em hotéis parceiros da companhia, mas, pelo grande volume de pessoas, no fim do dia já não existiam mais quartos disponíveis para abrigar novos viajantes.
“Eles falaram claramente que hoje foram sete voos cancelados, com uma tripulação de 300 por cada avião, então não teriam como nos alojar porque todos os hotéis credenciados da companhia estavam lotados. Nós ficamos à mercê, porque se eles dizem que está tudo lotado e a gente não tem condições de locar um lugar e a cidade está cheia. É muito descaso”, lamentou Carlinda, que ainda reclamou de mau atendimento por parte dos funcionários da TAP.
Carlinda detalhou ainda que foi orientada pela companhia aérea a reservar um quarto de hotel pagando do próprio bolso e, depois, solicitar reembolso à TAP. Entretanto, esta não foi uma tarefa fácil. “Até agora (por volta das 23h em Lisboa) ainda tem gente tentando ser alocado, mas está difícil encontrar vaga nos hotéis da cidade. Eu encontrei aqui uma outra brasileira que está passando pelo mesmo problema e nós conseguimos encontrar um lugar para ficar, vamos dividir a diária e os custos do transporte do aeroporto até o local”, contou.
Os passageiros afetados foram realojados em voos que devem sair de Lisboa com destino ao Brasil na quarta-feira (1º/6), mas nem todos conseguiram passagens nas mesmas condições das que tinham originalmente. “Tem gente que vai fazer voo com várias conexões, sendo que tinha comprado passagem com voo direto”, informou Carlinda.
O Correio procurou a TAP para que ela esclareça a situação, mas até a última atualização desta matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para possíveis manifestações.