De olhos fechados e mãos erguidas para os céus, os fiéis pedem milagres à Trindade do Espírito Santo. Após dois anos sem o evento presencial devido a crise sanitária do novo coronavírus, a abertura da semana de Pentecostes foi marcada pela devoção: às 14h, o público estava reunido para rezar o terço, seguido com canções de louvor; contando com espaço para adoração ao Santíssimo e missa de libertação às 16h, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia. A festividade segue na região administrativa até quinta-feira, e, a partir de sexta, quando começa a tradicional benção das velas, o fechamento da Festa de Pentecostes será realizado no Taguaparque, em Taguatinga (confira a programação). A expectativa do evento é de receber mais de 1,3 milhão de pessoas na segunda fase da celebração.
Vindos de diversas regiões do Distrito Federal, os fiéis encontram na festividade esperança, fé e renovação. A balconista Elisângela dos Santos, 27 anos, levou a família para a celebração. "Estou com meus filhos, meu esposo e meu irmão. Aqui, sempre é maravilhoso, é um momento incrível e virou uma tradição estar presente todos juntos em Pentecoste. Aqui, parece que a gente é transportado para um lugar mais calmo", relata a moradora de Ceilândia.
Benção
Emocionada, Ivonete Alves Feitosa, 64, diz que participar do Pentecostes é encontrar forças para enfrentar as dificuldades da vida. "O vazio que a gente sente é preenchido aqui. Não é que os problemas se resolvem, simplesmente, mas a gente consegue lutar com eles, porque sabe que Deus está conosco", reforça.
Ivonete participa da festa há quase duas décadas. "O que faz o povo sempre retornar, não importa se faça sol ou faça chuva, é a fé. Muita gente alcançou graças imensas aqui. Eu mesmo alcancei milagres. Em 2003, quando estava na plateia, o padre Moacir revelou que uma pessoa que não conseguia arrumar emprego, que a vida não ia para a frente, iria se resolver. Senti que era para mim. E, depois disso, minha vida realmente mudou", afirma.
Joelina Lopes, 74 anos, foi este ano em busca do seu milagre. "Estou, aqui, para tentar arrumar um novo emprego, preciso contribuir o último ano para me aposentar. Se Deus quiser, consigo essa graça", garante.
Organização
O Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes espera receber mais de 20 mil pessoas a cada dia durante a semana. Coordenador da festividade, Wberthyer Costa de Araújo explica que a infraestrutura do local conta com 1,6 mil vagas de estacionamento. "Teremos a lanchonete com comidas típicas, como cachorro-quente, pastel, caldo e outros alimentos. Estamos muito animados para a festa deste ano, principalmente depois de tanto tempo sem o evento presencial", pondera.
A 23ª Edição da Festa de Pentecostes tem como tema o versículo bíblico 19:16 de Mateus: "Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna". Na avaliação de Raquel Sousa, integrante da coordenação do evento, o trecho destaca o empenho das pessoas em organizar a celebração. "Temos mais de 1,5 mil voluntários trabalhando conosco. Antes de a festa começar, realizamos um retiro de preparação para o Pentecostes. É sempre muito bom trabalhar no evento, parece que você é abençoado duas vezes, de fazer essa doação para Deus. Tanto que todos que trabalham estão sempre muito alegres", revela.