Reciclagem

SLU inaugura sistema que permitirá condomínios do DF processarem o próprio lixo

Apresentado como composteira-piloto, o projeto foi construído no terreno da Usina de Tratamento Mecânico Biológico e inaugurado na quinta-feira (19/5)

A composteira-piloto que servirá como modelo para a reciclagem de orgânicos em média escala no DF, foi inaugurada na última quinta-feira (19/5), pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O projeto foi construído no terreno da Usina de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) do P Sul, em Ceilândia.

Composteira é um local adequado para o depósito e reaproveitamento dos resíduos orgânicos (restos de comida, folhas, borras de café, entre outros). O modelo feito na usina foi idealizado por técnicos do SLU e construído para ser replicado em condomínios horizontais e verticais do Distrito Federal.

“Já fizemos o minhocário, que é uma proposta de pequena escala. Já fazemos há 36 anos a compostagem em larga escala, na usina. E essa aqui é uma proposta em média escala para conseguir tratar o resíduo residencial no mesmo local onde foi gerado. Fizemos um passo a passo para a construção dessa composteira que está disponível no site do SLU”, disse a idealizadora do projeto, assessora especial do SLU, Mayara Menezes.

A gerente de implementação da Política de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Maria Fernanda Teixeira, também falou sobre a importância da iniciativa. “A gente tem uma lei distrital que obriga a compostagem dos orgânicos aqui no DF e estamos trabalhando para sua regulamentação e formas de disseminar essa prática.”

Também compareceram à inauguração o diretor-presidente do SLU Silvio Vieira e o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Côrtes. Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar no canal do Youtube da SLU-DF e conferir o tutorial sobre a construção e implementação da unidade de compostagem — a partir da unidade modelo de composteira de orgânicos para condomínios.

Com informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

 

Saiba Mais