Sobradinho é uma das regiões administrativas mais importantes da capital federal sempre que está relacionada em algum viés cultural. Nesta sexta-feira (20/5), essa realidade foi debatida entre artistas e gestores, em audiência pública realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sobre o Projeto de Lei nº 2.688/2022, que denomina e declara a região "Cidade de Todas as Artes".
Presente à audiência, o deputado Agaciel Maia (PL), autor do projeto, ressaltou a importância de Sobradinho na cultura da capital federal, bem como a presença marcante da arte no local. Além disso, afirmou a importância de continuar fomentando o setor. Segundo o distrital, o projeto de lei surge para tornar a cidade em um polo cultural e turístico, além de enxergar a cultura como um dos pilares fundamentais na retomada à vida normal e benefícios à saúde mental da população no pós-pandemia.
O secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, demonstrou gratidão e celebrou a iniciativa. O titular da pasta comentou que o PL ajuda na movimentação da economia na capital e, de acordo com ele, o maior investimento no setor ocorreu em 2021. Solisângela Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, acredita que o projeto de lei trará valorização aos artistas da região, além de colaborar nas políticas culturais da cidade.
Agradecimentos
Para o administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro, a proposta fortalece as camadas artísticas e ajuda aqueles que precisam de algum suporte cultural. Para o conselheiro de cultura de Sobradinho, Dorival Brandão, a aprovação do PL contribuirá com o desenvolvimento cultural da RA. Segundo ele, além de ter muito potencial artístico, Sobradinho tem muita mobilização social e se destaca pela participação na política pública de cultura. O cineasta Pedro Lacerda, premiado no cenário artístico, também reconheceu a importância do PL, destacando a melhora e os benefícios que a iniciativa trará para o setor.
Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Saiba Mais